Autarcas da Luz querem que o património da freguesia seja valorizado

pub

Na reunião da Assembleia de Freguesia da Luz foi aprovada, por unanimidade, uma proposta apresentada pela CDU de valorização do património desta freguesia do concelho de Lagos.

Os autarcas locais referem que muito desse património não está devidamente identificado e valorizado como tal, quer aos olhos dos residentes, quer como elementos culturais caracterizadores da Freguesia e informadores para os visitantes e turistas.

Por exemplo, a estação arqueológica romana, “além da falta de identificação, não dispõe de protecção que a salvaguarde de curiosos em busca de recordações e de intervenções desadequadas e continua à espera das obras de reabilitação”.

Por outro lado, refere-se no documento, “um simples olhar sobre o castelo da Senhora da Luz, mais conhecido por Fortaleza, repara que, além da falta de identificação, tem sofrido ao longo dos anos obras que, contrariando a proteção legal que o classifica como monumento de interesse público, lhe desfiguraram a imagem e alteraram a forma, nomeadamente do lado poente”.

Trata-se de uma situação “lesiva da qualidade e identidade histórica da Fortaleza, só pode ser atribuída a incúria por parte de responsáveis pela protecção do património público”.

Em face disso, a Assembleia de Freguesia deliberou “recomendar às entidades responsáveis, Ministério da Cultura e Câmara Municipal, a tomada de medidas necessárias à salvaguarda e valorização do património classificado da Freguesia da Luz”.

Aqueles autarcas também pedem à Junta de Freguesia da Luz que “proceda para que o património da Freguesia seja devidamente identificado no local e que sejam editadas brochuras bilingue contendo o mapa da Vila com informação e interpretação dos monumentos e sítios”.

Aquela autarquia também deve proceder “à substituição do contentor colocado na praça da República, por um quiosque com apresentação e conforto que dignifique a Vila, para fins de comerciais e turismo”.

Quanto às ruínas romanas socilita-se à Câmara de Lagos, o seu célere arranjo.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Três novos casos na região

GNR detém homens em festa e apreende droga

Covid-19: DGS regista três novos casos no Algarve

(Visited 38 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub