A estratégia de combate a incêndios dos Bombeiros de Portimão

pub

Há alguns anos que a estratégia se repete em Portimão, por esta altura: os bombeiros não ficam no quartel à espera que deflagrem os incêndios florestais.

Para ganhar minutos que podem revelar-se preciosos, alguns dos seus operacionais ficam pré-posicionados em ‘postos avançados’.

Uma equipa composta por cinco elementos e um veículo mantém-se, desde o mês de maio na antiga escola primária da Senhora do Verde, que se situa na parte do concelho de maior risco e algumas máquinas de apoio ficam estrategicamente posicionadas nas imediações.

Mas não é só nesta altura que os Bombeiros de Portimão pensam em incêndios florestais. A corporação tem uma equipa especializada que se dedica a esta temática ao longo de todo o ano, a qual, garante este responsável, tem sido muito útil no apoio e acompanhamento de queimas e queimadas, precavendo qualquer descuido que possa ocorrer.

Esse trabalho é muito importante pois “a grande maioria dos fogos deve-se a situações de negligência, relacionadas exactamente com queimas ou queimadas e com o uso indevido de maquinaria agrícola”, diz o comandante da corporação, Richard Marques.

Este ano, com o tempo seco que se tem feito sentir, este responsável considera que há condições para que surjam incêndios e que alguns deles “possam desenvolver-se de forma abruta e adversa para quem tem a missão de os combater”, pelo que deve haver o máximo de cuidado, atenção e prevenção para que não tenhamos um verão muito ‘quente’ no que diz respeito a incêndios.

Quando, apesar de todo este trabalho de prevenção, os fogos surgem e é preciso combatê-los muitas vezes Richard Marques é chamado a comandar todo o dispositivo, não só em Portimão como noutras zonas do Algarve e do país.

E foi em duas dessas ocasiões que, curiosamente, nasceram dois dos seus filhos, que verdadeiramente acabou por conhecer apenas quando as chamas acabaram por ser apagadas.

Pode ler esta reportagem na íntegra na edição nº 3 do Portimão Jornal, em formato de papel em versão digital, aqui.

LEIA TAMBÉM:

Oferta de emprego para autarquia do concelho de Portimão

Covid-19: Mais dois casos no Algarve

Covid-19 Portimão: Quatro recuperações e um novo caso

(Visited 114 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub