Cultura

Câmara de Portimão apoia movimento associativo com 867 mil euros

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara Municipal de Portimão apoia, este ano, uma centena de entidades, com as quais estabeleceu contratos programa no valor global de 867 mil euros.

Foram contempladas 40 associações/instituições culturais (153 mil euros para o desenvolvimento e funcionamento e 261 mil euros para o investimento), 30 associações/instituições sociais (76 mil euros para o desenvolvimento e funcionamento e 66 mil para o investimento) e 31 clubes/associações desportivas (221 mil para o desenvolvimento e funcionamento e 90 mil euros para o investimento).

Por via das novas condições originadas pela Covid-19, foi solicitada a revisão das candidaturas às associações em função desta realidade em tempos de pandemia, sobretudo devido ao facto de muitas das atividades propostas em plano terem sido canceladas, adaptadas ou reagendadas.

No fundo, todos os planos foram repensados, resultando estes contratos da avaliação dos planos entregues para o segundo semestre do ano.

DESPORTO INTEGRADO

No âmbito da prossecução da sua política desportiva em benefício das populações, a Câmara de Portimão visou adequar os apoios, por um lado, aos recursos existentes e, por outro, ao incentivo para que as coletividades e instituições continuem a sua ação, contribuindo para uma melhor coesão social. 

Também nesta área de atuação foi feita uma análise cuidada aos planos de atividades para época desportiva 2019/2020, para valorizar e incentivar a prossecução das suas atividades de forma coerente, harmoniosa e integrada.

Em comunicado, a autarquia acrescenta que este está a ser um ano extremamente atípico, devido à pandemia da Covid-19, foram estabelecidos diversos protocolos a título extraordinário com o movimento associativo, para que as entidades com trabalho na área social mantenham e reforcem, se possível, as suas valências, consideradas essenciais no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, às famílias e à saúde.

Assim, e no contexto das medidas do Fundo de Emergência Social oportunamente aprovado, foram celebrados em abril passado protocolos com quatro associações no valor de 60 mil euros, em resposta às necessidades identificadas de apoio a essas entidades com meritório trabalho junto dos mais desfavorecidos.

No mês de maio, teve lugar a assinatura de um conjunto de outros protocolos, que envolveram 25 instituições/associações de cariz social, no valor global de 211 mil euros, “para que as suas valências sejam mantidas e reforçadas, se possível, pois são essenciais no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, às famílias e à saúde”.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Dois novos casos em Portimão

Homem detido por violência doméstica

Câmara de Lagoa promove programa de animação

(Visited 92 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE