Marcelo Rebelo de Sousa visita Faro

pub
pub
pub
pub

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai realizar uma visita oficial a Faro na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto.

Numa cerimónia a ter lugar a partir das 18h00, o Chefe de Estado vai descerrar uma placa alusiva à atribuição da categoria de tesouro nacional ao mosaico romano do Deus Oceano no Museu Municipal de Faro, a que se seguirá um momento em que a Câmara Municipal lhe vai outorgar a Chave de Honra da Cidade.

A Câmara de Faro refere, em comunicado, que “este momento assinala o reconhecimento dos farenses ao Presidente da República pela sua abertura, tolerância e o compromisso na construção de uma sociedade mais justa mas também a sua ligação ao Sul e acima de tudo a disponibilidade que tem demonstrado para o apoio a Faro, ao Algarve, colocando na agenda matérias cruciais para a melhoria da vida dos algarvios”.

Esta peça emblemática do acervo arqueológico do Museu Municipal de Faro é um dos principais símbolos da cidade de Ossónoba, pela sua ligação ao comércio marítimo e à atividade piscatória que tanto dinamizava este centro urbano.

Apesar de ser apontado como pavimento de uma sede de mercadores e obra de mosaístas norte africanos entre os finais do século II e início do século III, continua a ser uma das peças mais intrigantes e escrutinadas do período romano em Portugal. É visto como um dos seus testemunhos mais imponentes e requintados, tendo merecido em maio de 2018 o título de Tesouro Nacional, o primeiro no Algarve.

LEIA TAMBÉM:

Há 245 casos ativos no Algarve

Mulher ferida em despiste

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 37 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev