Peça de teatro em estreia no Cineteatro Louletano

pub
pub
pub
pub

Este sábado, 12 de setembro, pelas 21h30, em estreia a sul do país, o Cineteatro Louletano abre a sua nova temporada com a peça “Turismo”, do dramaturgo e encenador portuense Tiago Correia, numa coprodução com o Teatro Municipal do Porto.

Esta apresentação integra-se no ciclo “Implikação”, o qual foi criado para celebrar os 90 anos do Cineteatro (1930-2020) e contribuir para a produção de pensamento e reflexão crítica em torno das temáticas que integram a sua programação artística para o biénio 2020-2021 e que se revistam de manifesta atualidade e pertinência. 

Depois de um pré-arranque da temporada a 8 de setembro, com uma talk, esgotada, em torno do triângulo “turismo, arte e pandemia” (em que participaram o encenador Tiago Correia, o fotógrafo Filipe da Palma e a arquiteta e docente universitária Teresa Valente), a apresentação desta inquietante criação vem colocar a tónica no que está a mudar nas nossas cidades.

Esta nova criação de Tiago Correia para a companhia A Turma pretende explorar os efeitos colaterais do turismo e a sua influência nas relações humanas – a tão discutida gentrificação, muito observável já em urbes como Lisboa ou Porto, é talvez o processo que melhor materializa a luta de classes no espaço urbano contemporâneo, porque a substituição social faz-se ao nível de classe numa determinada comunidade. 

“Turismo” nasce de um processo de investigação e experimentação transdisciplinar, desenvolvido entre Porto, Loulé (cidade do sul onde o encenador e o realizador Francisco Lobo estiveram em residência artística no verão de 2019) e Barcelona, emergindo daí uma nova dramaturgia nascida de premissas plurais partilhadas quer com profissionais de outras áreas artísticas e científicas quer com múltiplos interlocutores locais. 

A peça tem a duração de aproximadamente 120 minutos, sem intervalo, destina-se a maiores de 14 anos e o preço do ingresso é de 10 euros, passando para 8 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos, com Cartão de Amigo aplicável. 

O Cineteatro Louletano já ostenta o selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, assumindo o compromisso de cumprir os requisitos de higiene e segurança de visitantes e colaboradores definidos segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde e que se encaixam também no Plano de Contingência da Câmara Municipal de Loulé.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais 687 casos no país e 15 infetados e um morto no Algarve

Homem detido por violência doméstica

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 35 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev