Monumentos algarvios recebem eventos

pub

A programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – continua a desenvolver-se na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas Romanas de Milreu.

O encerramento da exposição “Oficinas no Cabo do Mundo”, a conferência dos Amatores In Situ, a oficina de recriação através do desenho e a apresentação do projeto Sons Intemporais são as propostas do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que está patente ao público desde o dia 10 de agosto, na Fortaleza de Sagres, encerra esta sexta-feira, 8 de outubro, às 15h30.

A exposição transitará em seguida para o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, onde ficará até ao final do ano de 2021. O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é promovido pela da Associação In–Loco.

“Oficinas no Cabo do Mundo” é um projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte, por si convidados, a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.  

Ainda na sexta-feira, dia 8 de outubro, pelas 17h30, as Ruínas Romanas de Milreu acolhem mais uma palestra do ciclo Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama – 6ª Edição, com o tema  «Música e ocasiões musicais na cultura romana», proferida por Fuensanta Garrido Domené (Universidad de Córdoba). A iniciativa é da Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania

Serão revisitadas as ocasiões em que os antigos romanos recorriam a formas distintas de fazer música, desde a voz humana, aos mais complexos e sofisticados instrumentos musicais da época.

O projeto PA´mim, PA´ti… Património, que se encontra a decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, promove a Oficina de recriação da Villa romana de Milreu através de desenho, no dia 9 de outubro, pelas 10h30, com Fátima Cardoso, Paulo Viegas, Humberto Veríssimo e Patrícia Dores. Um projeto da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo.

Domingo, às 17h00, a AGA- Associação de Guitarra do Algarve apresenta, na Fortaleza de Sagres, o projeto Sons Intemporais.

Este projeto apresenta o Duo Guirimbadu, com repertório de improvisações melódicas de inspiração étnica, numa identificação intimista de matriz africana e europeia. Com Eudoro Grade, na guitarra clássica, e Vasco Ramalho, na marimba.

Este ano, naquela que é a sua 8.ª edição, o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

LEIA TAMBÉM:

PSP retira cães de espaço sem condições

Os petiscos da Rota na cidade de Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 45 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub