Museu de Portimão com muitas iniciativas em mês de aniversário

Ao longo do mês de maio, o Museu de Portimão assinala 14 anos de existência com diversas atividades, novas exposições, a tradicional Corrida Fotográfica e várias surpresas, estando o dia 14 reservado para os momentos altos desta efeméride.

Este sábado, dia 7 de maio, tem lugar nos Monumentos Megalíticos de Alcalar a iniciativa “Um dia na Pré-História”, na qual todos os interessados podem participar na recriação histórica, através dos ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, cerveja pré-histórica, fabrico de ferramentas e instrumentos agrícolas, oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e dos túmulos funerários que constituem esta necrópole.

No dia 14, às 9h00, será dada a partida para a edição presencial da 22ª Corrida Fotográfica, que irá decorrer até às 21h00. Todos os participantes receberão o respetivo “passaporte”, bem como a informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00.

Para as 17h00 está agendada a inauguração de duas exposições temporárias, ambas ligadas ao mar e à indústria conserveira, intituladas “Este Mar ao Fundo” e “Eat & Art /Comida e Arte”.

A mostra “Este Mar ao Fundo” tem como base a temática marítima, nela sendo evocada a figura do Rei D. Carlos e a sua forte relação com o mar, dando especial destaque à obra fotográfica, realizada durante as viagens pela costa algarvia, a bordo do iate “D. Amélia”, nos finais do séc. XIX e início do séc. XX.

Dessa paixão oceanográfica, e para além das imagens captadas no Algarve, é possível observar-se, entre outras peças, uma das suas máquinas fotográficas e respetivo tripé, uma cadeira de bordo e a designada “Botica”, uma farmácia portátil utilizada nas suas viagens marítimas, bem com uma das boias pertencentes à embarcação régia. 

Esta mostra constitui uma iniciativa pioneira do Museu de Portimão, em estreita colaboração com a Fundação da Casa de Bragança, o Museu de Marinha e o Museu da Farmácia, que revelará imagens de um outro tempo, das gentes e paisagens da costa e do mar algarvio.

Exposição “Eat & Art /Comida e Arte” | 14 de maio a 25 de setembro

A exposição “Eat & Art /Comida e Arte” explora as afinidades entre a gastronomia e a arte, tendo como protagonistas os melhores ‘chefs’ e artistas plásticos portugueses, os quais focam nos seus trabalhos culinários e artísticos um diálogo inspirado na indústria conserveira.

Do “Eat & Art”, que faz parte do projeto CAN THE CAN, nasceu um livro e um conjunto de 18 obras de arte, tendo como tema a indústria conserveira e 18 pratos, com utilização de um produto de conservas portuguesas. 

A iniciativa explora a componente criativa de duas atividades aparentemente distantes, mas unidas por elementos comuns ao longo da história, evocando e celebrando essa ligação entre o sabor das conservas e a arte, reencontrando-se, nesta exposição no Museu de Portimão, no espaço onde funcionou uma antiga fábrica de conservas. 

Nesse sentido, pelas 18h30 do dia da inauguração das mostras, os convidados poderão provar e degustar diferentes iguarias e sabores do mar, brindando ao 14º aniversário do Museu de Portimão e provando um bolo muito especial.

À descoberta do “Outro lado do Museu”

O dia 17 de maio é a data de aniversário do Museu de Portimão, que celebra a sua principal missão, ao assumir-se como um permanente observatório social e laboratório de ideias e de histórias, uma ponte cultural entre passado e futuro e um decisivo ponto de encontro para a descoberta, o conhecimento e a fruição do património local. 

Na ocasião, este equipamento cultural poderá ser visitado gratuitamente e a partir das 21h00, ao som de um momento musical pela Academia de Música de Portimão, poderá ser apreciado o “Outro lado do Museu”, através uma visita guiada às suas reservas, para descobrir as outras coleções desta fábrica de histórias. 

O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus e este ano subordinado ao tema “O Poder dos Museus”, será o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo, a qual integra igualmente as comemorações deste 14º aniversário, pelo que nesse dia todos os visitantes serão convidados a entrar gratuitamente quer no Museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Inaugurado em maio de 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”. 

Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis, com a “Arara de Prata – Jovens Talentos”. 

No ano de 2015 voltou a ser distinguido pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto “A nossa cultura sai à rua” e, em 2020 novamente pela APOM, recebeu o “Prémio Menção Especial” na categoria “Inovação e Criatividade”, relativo à “Edição Especial COVID-19, da Corrida Fotográfica de Portimão”.

Com a reconversão da antiga fábrica de conservas em “fábrica de histórias”, o Museu de Portimão surge como um local especificamente vocacionado para o estudo e promoção da identidade cultural e social da comunidade portimonense, da evolução e singularidade do seu percurso histórico e para a prestação de um conjunto de serviços, aberto a todos os cidadãos, à sua formação, fruição e iniciativa.

LEIA TAMBÉM:

Acidente provoca uma morte e ferimentos em três pessoas

Os próximos grandes eventos que pode ver no Algarve

Um dos homens mais procurados em Inglaterra é detido no Algarve

(Visited 113 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev