Noites de Jazz em Tavira

pub

Entre 21 e 23 de julho, a partir das 22h00, o Jardim do Coreto de Tavira acolhe mais um ciclo de Jazz. Gonçalo Sousa Quinteto, Jéssica Pina e Beatriz Nunes Trio são os nomes do cartaz deste ano.

No dia 21, Gonçalo Sousa Quinteto apresenta o projeto “Nova Construção” / “Um sorriso para o Toots”. Trata-se de um projeto original, onde a identidade musical de Gonçalo Sousa encontra-se bem vincada: um cruzamento entre a música improvisada, o jazz, a música de concerto e a “world music”.

Há uma procura da sonoridade do “jazz português”, herança de grandes figuras nacionais como António Pinho Vargas, Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva ou Bernardo Sassetti. 

O Quinteto é formado por Gonçalo Sousa  (harmónica, direção musical e composição), Cláudio Alves (guitarra e voz), João Paulo Esteves da Silva (piano), Mário Franco (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria).

Jéssica Pina, no dia 22, dá a conhecer o projeto “Vento Novo”. Jéssica está desde tenra idade nos caminhos do seu instrumento de eleição: o trompete. O trilho percorrido até aqui, com formação jazzística, levou-a a ser convidada por Madonna para integrar a digressão MADAME X worldtour da estrela internacional. 

Após a experiência mundial, Jéssica Pina decide regressar a Portugal e investir no seu mais recente EP “Vento Novo”. O novo trabalho é composto por quatro faixas, onde a artista arrisca na composição e nos textos cantados por si. Do EP já era conhecido o tema de avanço “Vento Novo” e, agora, é o momento de “Romeu”, música para a qual o vídeo conta com a assinatura também de João Pedro Moreira, responsável por vídeos de artistas como Dino D`Santiago, Branko, Regula, Rita Vian, Teresinha Landeiro, entre outros. 

Já no dia 23 é a vez de Beatriz Nunes Trio apresentar “À Espera do Futuro”. O primeiro disco do novo trio que reúne Beatriz Nunes, Paula Sousa e André Rosinha. 

Com trabalhos anteriores em nome próprio reconhecidos pela crítica e pelo público, os três músicos juntam-se, agora, num disco de composições inéditas da cantora, da pianista e do contrabaixista.

Os três músicos encontraram a sua afinidade no jazz, na tradição da música erudita e da música regional portuguesa. 

LEIA TAMBÉM:

Os grandes eventos que vamos ter no Algarve em julho

Os grandes eventos que vão animar Lagos

Diogo Piçarra e Paula Fernandes atuam em Portimão

(Visited 318 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev