Câmara de Portimão investe 870 mil euros na construção de um centro de recolha de animais

Foi assinado, esta tarde, o ato de consignação da empreitada de Ampliação e Remodelação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Portimão.

Segundo referiu na cerimónia o veterinário municipal, Osvaldo Mateus, esta intervenção vai consistir na remodelação do canil e na construção de um novo edifício, com dois pisos. Dos atuais 350 m2 de área útil, a estrutura passará para 860 m2.

Isso irá permitir a duplicação da capacidade de alojamento de animais, passando-se de 30 para cerca de 60 cães e de 20 para 40 gatos, e a melhoria das condições e das estruturas, entre os quais uma sala de esterilização, condições para que os animais saiam, durante uma parte do dia, das suas boxes e possam ir para uma zona exterior, um novo gabinete de atendimento e uma sala de espera ampla.

Um dos elementos essenciais é a separação dos gatos da zona onde estão os cães. Os felinos vão passar para o piso 1, onde, para além das boxes e das instalações de apoio, serão também construídas uma sala própria de isolamento para os que entram no espaço pela primeira vez e uma outra para gatas com ninhadas.

Numa altura em que a intervenção está quase a iniciar-se, uma das preocupações deste responsável prende-se com “o bem estar dos animais durante a fase da obra, não queremos tirá-los dali, pois isso iria ser um stresss ainda maior para eles”.

Está planeada a forma como a empreitada será feita, de maneira a afetar o menos possível os cães e gatos que se encontram no canil. De qualquer forma, eles irão sendo permanentemente monitorizados e, caso se revele necessário, “avançaremos com o plano B, que também já está pensado”.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, reconhece que “esta é uma obra que já vem com 10 anos de atraso”, pelo que espera que a empreitada não tenha atrasos e que seja possível estar terminada no prazo previsto, ou seja, durante o primeiro semestre do próximo ano. A autarca também prometeu um reforço dos meios humanos e agradeceu às associação que têm colaborado com a Câmara na vertente do apoio aos animais.

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que vão animar o Algarve em setembro

Ir à esplanada lavar os pés na água do mar

Nove detidos e mais de duas centenas de doses de droga apreendidas

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
Ir à esplanada lavar os pés na água do mar

(Visited 1.003 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub