Iniciaram-se as obras de eliminação da passagem de nível de Estômbar (com fotos)
Quem passa na estrada que liga Lagoa a Estômbar tem-se deparado, nas últimas semanas, com grandes trabalhos de terraplanagem junto a esta localidade.
Trata-se de uma intervenção integrada no programa de eletrificação da Linha do Algarve, que visa eliminar a passagem de nível local.
Uma vez terminada a intervenção, as viaturas que seguem na direção Lagoa/Estômbar, poucas dezenas de metros antes de chegarem à passagem de nível, vão ter de virar à direita e utilizar um viaduto que irá ser construído para passarem sobre a linha férrea.
Um pouco mais à frente, pouco antes da principal entrada em Estômbar, voltam então à estrada principal. O mesmo percurso, mas em sentido inverso, terá de ser feito pelos condutores que vão em direção a Lagoa.
Isso significa que o troço da estrada principal situado entre os dois desvios deixará de poder ser utilizado para a circulação automóvel.
Outra das passagens de nível que será eliminada neste concelho é a do Parchal. No entanto, aqui, o processo está bem mais atrasado. Segundo informação obtida junto do presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, ainda não está sequer definido de que forma a supressão vai ser feita.
A autarquia tem em mãos várias propostas feitas pela empresa responsável pela eletrificação, a Infraestruturas de Portugal, as quais estão a ser analisadas pelos serviços técnicos para se chegar à conclusão sobre qual é a melhor.
A empreitada de eletrificação da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos iniciou-se há cerca de um ano e vai exigir um investimento total de 25,4 milhões de euros.




Leia também: Os eventos que animam o Algarve em junho
Os cantos, recantos e ‘caminhos’ sobre a água de Ferragudo
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em junho
Veja onde vai estar a PSP com o radar
Acidente aparatoso no concelho de Portimão