Bispo do Algarve na reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Lagos
Foi, este domingo, assinalada – com missa e bênção celebradas pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas – a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, após a conclusão da última fase de reabilitação do imóvel.
A cerimónia de cariz religioso aconteceu no dia da Festa Litúrgica de N. Sr.ª do Carmo (16 de julho) e contou com a presença de uma comitiva municipal.
Paulo Jorge Reis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, tomou a palavra no final da cerimónia para explicar, resumidamente, os trabalhos realizados no âmbito desta última fase de reabilitação, os quais se traduziram na conservação e restauro dos elementos decorativos interiores (incluindo a talha dourada, pinturas murais, azulejos, pedra e rebocos, nichos, entre outros, existentes na capela-mor e demais espaços interiores), na melhoria do sistema de iluminação, bem como na correção geral de patologias no interior e no exterior do edifício, faltando apenas finalizar com a colocação do sino, igualmente restaurado, no cimo da torre da Igreja.
O autarca aproveitou a oportunidade para anunciar a preparação, em curso, de dois novos protocolos que irão permitir recuperar o órgão da Igreja de Santa Maria e proceder aos projetos e obras necessários à reabilitação da Igreja de São Sebastião, imóvel religioso que está classificado como Monumento Nacional, mas a carecer de profunda intervenção.
Dom Manuel Quintas, na sua homilia, contextualizou historicamente o aparecimento, no séc. XII, da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, inicialmente designada por Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, e salientou a necessidade de se aprofundar a oração silenciosa e contemplativa, fazendo votos de que a reabertura da Igreja de N. Sra. Do Carmo, em Lagos, incentive essa prática.
Já o Padre Nelson, da paróquia de Santa Maria, deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento não só aos atuais responsáveis como aos padres redentoristas e aos anteriores executivos municipais que, em boa hora, sonharam a recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a levaram a cabo.
A cerimónia religiosa foi abrilhantada pela atuação do Grupo Coral de Lagos.
Artigo relacionado: Os eventos que animam o Algarve (Semana de 17 a 23 de julho)
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve (Semana de 17 a 23 de julho)
Foto do dia: A praia que dizem ter nome de freira