Marmelete: a aldeia escondida na serra do medronho (com VÍDEO)
As ruas são feitas de pedras extraídas das montanhas. As mesmas montanhas onde mora esta aldeia, cheia de autenticidade e nascida na serra do medronho.
Ah, e esta é também uma terra de boa comida.
Mas isso fica para mais tarde, que o tempo agora é de dar corda aos sapatos, caminhando pelas ruas íngremes de Marmelete, aldeia do concelho de Monchique, que é abraçada pela floresta.
E para que o passeio seja abençoado, nada melhor do que começar pela igreja matriz, ou Igreja da Nossa Senhora da Encarnação.
A brancura do edifício religioso salta à vista e numa janela podemos apreciar a arte e o engenho imaculado de uma bordadeira.
A igreja data do início do século XVII, mas foi alvo de obras ao longo do tempo, nomeadamente após o terramoto de 1755. Consta que no local da igreja terá existido anteriormente uma paróquia, que poderá ter sido demolida ou alterada.
Ao lado da igreja, que curiosamente tem a parte da frente virada para a serra em vez de estar virada para a aldeia, fica o cemitério.
Ao pé do templo religioso, há ainda uma imponente árvore, que oferece boa sombra. Ideal, nos dias mais quentes, para descanso dos muitos caminhantes que passam pela aldeia quando fazem os percursos da Viaalgarviana.
E se esses caminhantes quiserem saciar a sede, também há fontanários na aldeia.
O casario que emoldura as ruas é típico do Algarve, porque em Marmelete a tradição ainda é o que era.
E até as casas em ruínas têm a sua beleza por aquelas bandas.
Mas esta é a aldeia da serra do medronho e, por isso, é claro que faz sentido que haja a Casa do Medronho. Esta tem como objetivo dar a conhecer a antiga e tradicional destilação de aguardente de medronho.
Mas antes de bebermos um copinho de aguardente de medronho, vamos até à ermida que fica numa encosta sobranceira à aldeia, a ermida de Santo António.
E por detrás da construção desta capela está uma história muito curiosa. Segundo reza a tradição, foi ali que o santo milagreiro apareceu e salvou o rebanho de um pastor de ser morto por lobos esfomeados.
E nos arredores da aldeia, junto a um parque de merendas e à Estrada Nacional 267, fica a Santinha, um pequeno monumento dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem.
Assista aqui ao vídeo:
Leia também:
Radares algarvios: Saiba onde estão e evite multas (com VÍDEO)
Marmelete: a aldeia escondida na serra do medronho
Assista aqui a todos os nossos vídeos