Sociedade

Há 291 linces no Sul de Portugal

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

No ano passado, foram contabilizados 291 linces no Sul de Portugal, o que corresponde a 14,4% do número total de linces existentes em toda a Península Ibérica (2 021 indivíduos).

Segundo revela o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), “os trabalhos do censo de lince-ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e em Portugal, desenvolvidos durante 2023, evidenciaram que a espécie superou a barreira dos 2 000 exemplares, constituindo um novo número máximo, desde que se realiza um seguimento pormenorizado e articulado das suas populações”.

O ICNF acrescenta que “a tendência da população é positiva e assim prossegue desde 2015, o que permite mantermo-nos otimistas devido à diminuição do risco de extinção do lince-ibérico que daí decorre”.

No que diz respeito a Portugal, o “núcleo de reprodução situado no sudeste do país, denominado Vale do Guadiana, proporcionou um censo total de 291 exemplares de lince-ibérico durante o ano de 2023, dos quais 191 eram indivíduos adultos ou subadultos (16 deles por determinar o sexo)”, afirma o ICNF. Foram contabilizadas “53 fêmeas reprodutoras, que produziram 100 crias durante a temporada de 2023”. Este núcleo compreende “o sudeste do Alentejo e o leste do Algarve”.

Matias Damásio atua no Algarve

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Esta praia algarvia é um mimo

Assista aqui a todos os nossos vídeos

EVENTOS NO ALGARVE