Economia

Ministra inaugura ETAR de Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub
pub
pub

Esta quarta-feira, dia 5 de Junho, decorrerá, a partir das 13h00, a cerimónia de inauguração da renovada Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lagos, que contará com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A intervenção exigiu um investimento da ordem dos 17 M€, co-financiado pelo programa comunitário POSEUR, no montante aproximado de 10 M€.

Construído nos anos 80 e remodelado em 2001, este equipamento apresentava significativas limitações ao nível do tratamento biológico.

Entre elas, informa a empresa Águas do Algarve, em comunicado, destacam-se as “afluências indevidas de água salgada que provocam a desestabilização do tratamento biológico; tratamento biológico com capacidade dos órgãos insuficiente para as cargas afluentes, inviabilizando o cumprimento dos limites de descarga do efluente tratado; capacidade dos órgãos existentes na fase sólida insuficiente para atual produção de lamas e sem tratamento de odores, entre outros fatores”.

A remodelação da ETAR de Lagos, permite, por um lado, melhorar a condição da instalação de tratamento, ao nível infraestrutural, de desempenho e de eficiência permitindo o cumprimento da licença de descarga, e por outro, beneficiando a redução do número de transportes de lamas desidratadas para destino adequado (com instalação do silo de lamas) e, consequentemente a minimização da libertação de odores para as áreas envolventes. 

Manterá capacidade de tratamento para as águas residuais de 138.000 habitantes e continuará a servir o município de Lagos, designadamente as freguesias de São Gonçalo de Lagos, Luz, Odiáxere e parte da União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João. 

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Esta praia algarvia é um mimo

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 75 times, 1 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE