Investimento de mais de 42 milhões de euros na renovação de condutas de distribuição de água
As câmaras de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, São Brás Alportel e Silves viram aprovadas, esta terça-feira, 11 de junho, 20 candidaturas a fundo comunitário de obras de renovação de troços de condutas com elevados níveis de perdas reais de água, no total de 16,8 milhões de euros.
Anteriormente, já tinham merecido aprovação, através da Medida SM1, outros 33 projetos algarvios, o que significa que, até agora, obtiveram luz verde deste programa um total de 53 candidaturas, a que correspondem 42,10 milhões de euros e 157 empreitadas e aquisição de serviços. Na grande maioria dos casos, as obras estão a decorrer, informa a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.
A Medida SM1 integra três vertentes: Requalificação das redes de abastecimento de água; Instalação de zonas de medição; Controlo e criação de zonas de pressão controlada. No final da sua execução, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.
As candidaturas apresentadas no âmbito desta medida são analisadas e aprovadas por uma Comissão de Gestão, que integra elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve.

Uma praia imperdível para amantes da natureza
Assista aqui a todos os nossos vídeos









