Perseguição a alta velocidade de embarcações suspeitas de narcotráfico ao largo do Algarve
Três embarcações de alta velocidade suspeitas de serem usadas no narcotráfico foram apreendidas, após perseguição, numa operação desenvolvida ao largo do Algarve, entre os dias 28 e 30 de agosto, pela Marinha Portuguesa e pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), com apoio numa das ações de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
A Marinha e a AMN revelam que nas “perseguições, efetuadas a alta velocidade, uma das embarcações suspeitas, para evitar a abordagem, tentou abalroar lateralmente uma das embarcações que a estavam a perseguir, colocando em risco a vida dos militares da Marinha, tendo o acidente sido evitado no último momento com manobras evasivas”.
A perseguição aconteceu em águas internacionais e foram envolvidos um navio da Marinha e duas embarcações de alta velocidade, uma tripulada por Fuzileiros e outra por elementos do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima.
As três embarcações suspeitas de ligação ao narcotráfico tinham a bordo mais de uma centena de depósitos de combustível e eram tripuladas por onze homens, sete de nacionalidade espanhola e quatro de nacionalidade marroquina, com idades entre os 23 e os 68 anos.
Os onze suspeitos foram, posteriormente, sujeitos “aos necessários procedimentos de identificação e consequentes formalismos de tramitação legal”.
Desde o início do ano de 2023, a Marinha e a AMN já efetuaram a detenção de 107 pessoas e a apreensão de 41 embarcações de alta velocidade, com mais de 33 toneladas de produto estupefaciente.
Será esta a mais bela serra do mundo?
Assista aqui a todos os nossos vídeos