Há fado em Portimão
O edifício da antiga Lota de Portimão está, por estes dias, convertido numa espécie de casa de fado.
Até ao dia 7 de outubro aí pode ser apreciada a exposição “A minha história da Guitarra Portuguesa”. Trata-se de uma mostra que reúne exemplares de José Paulo Maia Costa, um dos maiores colecionadores do país deste instrumento musical.
Os visitantes podem descobrir as formas e os sons da guitarra portuguesa, assim como fruir do espaço como se fosse uma casa de fado, tendo como elemento inspirador a réplica do famoso quadro “O Fado“, criado em 1910 pelo consagrado pintor José Malhoa.
Aquele espaço também está a receber vários concertos. O primeiro decorreu no dia 8 de setembro, tendo como protagonista maior a fadista Ana Paula Martins, acompanhada por Custódio Castelo na guitarra portuguesa e por Carlos Garcia na viola de fado.
O próximo está marcado já para este sábado, dia 14 de setembro, e terá como convidada Helena Candeias. No dia 21 de setembro, vai fazer-se silêncio para ouvir Hélder Coelho; no dia 27 de setembro atua Adriana Marques e o ciclo encerra com Ana Marques, no dia 6 de outubro.
Os concertos acontecem sempre a partir das 21h30 e contam com as participações dos músicos Vítor do Carmo (guitarra) e José Santana (viola).
Portimão: investimento de 5 milhões de euros em obra de grande dimensão
Assista aqui a todos os nossos vídeos