Sociedade

Golfinho deu à costa nesta praia algarvia

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub

Um golfinho morto deu à costa na quinta-feira, 12 setembro (curiosamente Dia Mundial do Golfinho), na Praia do Castelejo, em Vila do Bispo.

Segundo revela a Rede de Arrojamentos do Algarve para cetáceos e tartarugas marinhas (RAAlg), tratava-se de uma fêmea juvenil de golfinho-comum, a “espécie mais frequentemente avistada na costa algarvia e também aquela que tem vindo a registar o maior número de arrojamentos/ano”.

Esta é uma espécie de “comportamento gregário, podendo formar grupos de centenas de indivíduos”.

A RAAlg explica que “são frequentemente avistados nas proximidades das embarcações de pesca, alimentando-se por depredação”.

Esta entidade acrescenta que a depredação ocorre quando “os golfinhos se alimentam dos peixes capturados nas redes de pesca”. Este comportamento pode “acarretar prejuízos económicos significativos para os pescadores, por danificação das redes, além de aumentar os riscos de ferimentos para os próprios golfinhos, os quais incorrem no perigo de uma captura acidental”.

A RAAlg agradece à Câmara de Vila do Bispo pelo “alerta e manobras de remoção e encaminhamento do animal”, bem como “ao pessoal do Aterro Sanitário do Barlavento, pela disponibilidade e pronta colaboração”.

(Foto: RAAlg)

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Portimão: investimento de 5 milhões de euros em obra de grande dimensão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 275 times, 1 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE