Esta vila turística vai ter câmaras a vigiar ruas
Um sistema de videovigilância vai ser instalado na vila turística de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, de forma a reforçar a segurança na zona.
O Município de Lagoa e a Guarda Nacional Republicana (GNR) celebraram esta terça-feira, 22 de outubro, um protocolo com esse objetivo. “Esta iniciativa, de extrema importância para a segurança da população local e dos muitos visitantes da vila, representa um passo decisivo para a prevenção e combate à criminalidade”, afirma a autarquia.
Serão colocadas câmaras em “zonas estratégicas, como as principais vias de acesso e áreas de maior afluência turística, garantindo uma monitorização constante das áreas públicas”. A central de monitorização das imagens ficará sediada nas instalações da GNR, o que permitirá “uma resposta mais célere e eficaz em caso de incidentes”, refere a edilidade.
O custo total da instalação e manutenção deste sistema será inteiramente suportado pelo Município de Lagoa. A GNR irá agora fazer o pedido ao Ministério da Administração Interna, só podendo o sistema avançar após a respetiva aprovação.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o comandante distrital da GNR, coronel Marco Henriques, sublinhou a relevância desta parceria e o impacto positivo que a videovigilância terá na prevenção de crimes e na proteção da comunidade.
Por seu turno, Luís Encarnação, presidente da câmara, considerou que se trata de “um passo importante para garantir a tranquilidade e bem-estar de quem vive e visita a Praia do Carvoeiro”.
O autarca garante que “a segurança é uma prioridade e, com este sistema de videovigilância, reforçamos a capacidade de intervenção e prevenção de eventuais comportamentos ilícitos”. Luís Encarnação espera agora pela aprovação do Governo, para o sistema possa ser instalado “o mais breve possível”.
A cidade sem vista para o mar que é sede do maior concelho do Algarve
Assista aqui a todos os nossos vídeos