Encontros imediatos com golfinhos no mar algarvio (com VÍDEO)
Esta é uma viagem pelo mar do Algarve à descoberta de golfinhos e de lugares mágicos da costa.
Existem vários locais onde pode apanhar um barco para fazer o passeio.
Neste caso, a partida é feita da Marina de Portimão.
A embarcação entra no rio Arade e acelera em mar aberto. Após algo tempo a derrubar as ondas, avistam-se aves em grande agitação. São um sinal de que poderá haver um cardume por aqui.
E se há comida, é possível que haja golfinhos, o que veio a confirmar-se.
Estes mamíferos aquáticos são uma espécie de torpedos das águas, tal a rapidez com se movimentam. Conseguem ultrapassar os 50 quilómetros por hora.
São animais tidos como inteligentes e muito curiosos.
Podem atingir quase dois metros e meio de comprimento e 200 quilos de peso.
Chegam a viver cerca de 50 anos.
Não há quem resiste ao encanto deste simpáticos seres dos mares.
Mas agora é tempo de nos despedirmos dos golfinhos e rumarmos em direção à costa.
E aí encontramos impressionantes arribas, que verdadeiras maravilhas da natureza.
Os guias da embarcações marítima-turística têm nome para os locais mais curiosos. Aqui, por exemplo, é o chamado Grand Canyon.
E mais à frente fica a gruta que seria usada por traficantes de haxixe marroquino. Os barcos entravam no buraco existente na arriba e depois os fardos de droga eram puxados para terra neste algar.
E são muitos os algares existentes no litoral algarvio, em especial no concelho de Lagoa. Obras extraordinárias feitas pela natureza.
Nesta viagem é possível descobrir ainda algumas terras encantadoras nascidas à beira do mar, como é o caso de Carvoeiro, com a sua pequena praia ladeada por imponentes arribas.
E depois vislumbramos um passadiço que vai ter a outro lugar mágico da costa algarvia: o Algar Seco. Aí, existem formações rochosas fantásticas.
E uma gruta, com duas aberturas para o mar, a que chamam a boneca. Aqui está ela vista do mar e agora do interior da própria gruta.
Voltemos ao mar, descobrindo as reentrâncias que surgem nos imensos rochedos. São locais que transmitem respeito e encantamento.
E ao longo da viagem surgem pequenas praias, como a do Carvalho, cujo acesso por terra se faz por um túnel escavado na rocha.
E agora chegamos praia de Benagil. E próximo desta praia fica a gruta mais famosa do Algarve, precisamente a de Benagil.
A afluência de barcos é grande e é preciso esperar a vez para entrar. E aqui está ela, a gruta que se transformou numa imagem icónica do litoral algarvio.
Uma gruta que tem uma abertura no cimo, por onde entra o sol. Ninguém resiste a filmar ou fotografar este local único.
A navegação tem agora como destino a praia da Marinha, considerada uma das mais belas do Algarve. E junto à praia encontramos um rochedo que, devido às formas, foi batizado de elefante.
E agora surge uma rocha a que chamam King Kong.
E esta é a praia da Marinha.
É claro que há muito mais para ver no mar e costa algarvia. Mas este já foi um belo passeio.
Assista aqui ao vídeo: