Portimão e Lagoa preparam linha de transporte público urbano comum (com VÍDEO)
Todos os dias muitos milhares de pessoas usam a chamada ponte velha para transitar entre os concelhos de Portimão e Lagoa.
Na esmagadora maioria dos casos utilizam os seus automóveis, uma vez que são poucas as opções existentes em termos de transportes públicos.
Isso faz com que frequentemente se registem enormes filas de automóveis para entrar e sair de Portimão e no interior daquela cidade.
Como se isso não bastasse, há o problema acrescido de, uma vez aí chegados, os condutores terem de gastar ainda mais tempo e paciência na tentativa de encontrar um lugar de estacionamento perto do seu destino, de preferência, à borla.
Para tentar melhorar este panorama, as duas câmaras vizinhas pretendem criar uma linha de transporte urbano entre o centro de Portimão e as localidades do concelho de Lagoa que se situam geograficamente mais próximas daquela cidade.
O presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, diz que “candidatámos um projeto comum a um programa comunitário de mobilidade”. O objetivo “é colocar um ou mais autocarros elétricos a fazer frequentes viagens diárias entre a cidade de Portimão e zonas do concelho de Lagoa como Parchal, Ferragudo ou até mesmo a Mexilhoeira da Carregação”.
Para ajudar os condutores a decidirem usar aquele transporte público, o que está previsto é que “as viagens sejam gratuitas ou que tenham custos muito baixos para os utilizadores”, diz o autarca.
O seu colega de Portimão, Álvaro Bila, refere que “este é um problema que afeta os dois municípios, pelo que se justifica uma iniciativa conjunta deste género”. No caso do seu concelho, se houver uma grande adesão por parte das pessoas, para além de aliviar a via de comunicação que une Portimão ao Parchal, acabará por ter também consequências positivas ao nível do estacionamento na cidade.
O autarca considera este projeto tão importante que até se mostra “disponível para com ele avançar antes de ser aprovada a candidatura”.
Isto significa que, dentro de algum tempo, um ou mais autocarros elétricos, com dimensões semelhantes aos do Vai e Vem, farão constantes viagens diárias entre a baixa de Portimão e algumas zonas do concelho de Lagoa.
No Parchal, uma das paragens deverá ficar situada perto do Pavilhão do Arade, que tem um enorme parque de estacionamento onde os condutores podem deixar as suas viaturas e prosseguirem a viagem de transporte público.
Assista aqui ao vídeo: