Cultura

Obras na Igreja da Misericórdia de Estômbar

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa apresentou o projeto de Restauro do Património Móvel e Integrado da Igreja da Misericórdia de Estômbar e o projeto para a Caracterização Patrimonial e Arqueológica do Ilhéu do Rosário.

No primeiro caso, refere a autarquia, “o grande objetivo passa por preservar o seu arco triunfal e capela-mor, que oferecem pinturas do séc. XVIII (1767), com o retábulo do altar em talha dourada, o crucifixo de madeira com o “resplendor da glória”, duas imagens de roca representando Nossa Senhora da Soledade e São João Evangelista, possivelmente originárias da segunda metade do séc. XVII, uma escultura do Senhor Morto sob o altar, 14 bandeiras da Irmandade, nove varas de mando, entre outras imagens religiosas e objetos litúrgicos e o expurgo/ fumigação da Igreja e sacristia”.

Esta intervenção num dos monumentos mais antigos do concelho de Lagoa e uma das misericórdias mais antigas do país já foi iniciada.

Quanto ao Ilhéu do Rosário, o que se pretende é “promover um estudo sobre a realidade arqueológica da sua parte emersa, procedendo à sua contextualização historiográfica e arqueológica, identificando todas as materialidades existentes, incluindo a informação produzida, e desenvolvendo novas ações de registo e investigação”.

O estudo organiza-se em três etapas: o reconhecimento do sítio arqueológico e a elaboração de um plano de trabalhos; a caracterização das evidências patrimoniais; e o levantamento arqueológico terrestre, recorrendo a métodos pouco ou não intrusivos, como a prospeção arqueológica e a deteção remota.

 

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Portimão e Lagoa preparam linha de transporte público urbano comum

Assista aqui a todos os nossos vídeos

EVENTOS NO ALGARVE