Regional

Remoção de algas das praias já custou 348 mil euros à Câmara de Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub
pub

Nos últimos quatro anos, a Câmara de Lagos já gastou cerca de 348 mil euros em operações de remoção de algas das praias do concelho.

A informação foi avançada pelo vereador Luís Bandarra, no decorrer de uma conferência ocorrida esta quarta-feira, dia 27 de novembro, no Auditório dos Paços do Concelho de Lagos.

Estes são encargos elevados e inesperados que, referiu o autarca, “obrigam a constantes revisões orçamentais e a um preocupante impacto económico ao nível turístico”.

Para se conseguir enfrentar de forma mais eficaz as constantes invasões Luís Bandarra referiu ser necessário um maior empenho e cooperação entre municípios algarvios, maior envolvimento da comunidade científica para encontrar soluções e um fundo do governo português para compensar estes gastos inesperados.

No decorrer desta conferência, organizada pela Associação Limpeza Urbana (ALU) com o apoio do município lacobrigense, que juntou autarcas, entidades regionais e nacionais e público em geral, foram apresentadas algumas soluções inovadoras neste domínio, que estão a ser desenvolvidas por empresas associadas à ALU, como a Almovi e a Certoma.

Já a empresa startup Easy Harvest anunciou que já está a intervir em Lagos na remoção das algas através de aspiração em pleno mar (20 a 30 toneladas em seis horas), antecipando a sua chegada e acumulação nas praias. A experiência conta também com a colaboração de pescadores locais.

A espécie de alga que mais tem afetado as praias do Barlavento (Rugulopterix okamurae) é originária da costa asiática, mais precisamente do Japão e Coreia do Sul e foi detetada pela primeira vez em Portugal continental na Praia Dona Ana em 2021.

O seu crescimento dá-se nas rochas e geralmente aparece com temperaturas mais altas da água e as marés agitadas que fazem com que se soltem e se acumulem nas praias. A situação tem piorado de ano para ano, afetando ambiente, turismo, economia local e o bem-estar da população, além dos encargos para as autarquias para remoção desta espécie invasora.

Veja aqui um vídeo sobre a invasão de algas de que foi, recentemente, alvo a Meia Praia de Lagos.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Algas invadem uma das maiores praias do Algarve

Assista aqui a todos os nossos vídeos

EVENTOS NO ALGARVE