Portimão vai ter uma feira de culinária
A proposta de criação de uma feira culinária e cultural foi a mais votada do Orçamento Participativo Jovem de Portimão.
A ideia dos seus promotores, Gil Andrade e Júlio César, é que este seja um evento comunitário, desenvolvido por jovens e que promova a educação intercultural e gastronómica.
Integrado no programa deverá ser igualmente criado o concurso Chef Jovem de Portimão, que visa incentivar o empreendedorismo juvenil, dando aos jovens uma experiência prática de valorização das suas habilidades.
Intitulada “Suprime feira culinária & cultural”, esta foi uma das 71 propostas apresentadas e contou com 206 votos.
Mas, para além desta, outras três vão também ser executadas pela Câmara de Portimão.
A segunda mais votada (138 votos) é a que propõe a construção de um parque de parkour, desporto que tem como objetivo a transposição de obstáculos urbanos por parte dos seus praticantes.
“Família em Movimento” (118 votos) é outro dos projetos que vão ver a luz do dia. Trata-se da proposta de realização, duas vezes por mês, de um evento desportivo, no qual famílias de todas as idades participem em desafios desportivos e recreativos.
As atividades devem ser acessíveis e divertidas, com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos participantes, promovendo a inclusão.
A quarta proposta mais votada (112 votos) e que também vai ser executada é a de instalação de bebedouros, se possível espalhados pela cidade, ou pelo menos em praças e parques de convívio.
Os seus autores defendem que isso ajudará em questões de hidratação, de diminuição do uso de garrafas plásticas e de melhoria da experiência nos parques para cidadãos e turistas.
A revelação das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Jovem de Portimão foi feita este sábado, no decorrer da cerimónia de inauguração de mais uma edição do Março Jovem.
Leia também: Este antigo restaurante de Portimão situado junto ao rio vai ter nova (e diferente) vida




Assista aqui a todos os nossos vídeos