Como recuperar ribeiras de forma natural
O Parque Municipal do Sítio das Fontes, situado em Estômbar (concelho de Lagoa), recebe, no próximo sábado, dia 15 de março, a oficina “Recuperação de Ribeiras: Técnicas de Engenharia Natural”.
A iniciativa decorre entre as 9h00 e as 13h00, e é conduzida por Jerónimo Silva, da Marca – ADL, Associação de Desenvolvimento Local.
A engenharia natural surge como uma solução ecológica inovadora e eficaz para a recuperação de sistemas vivos e a resolução de problemas ambientais.
Cada vez mais presente na Europa e em Portugal, esta abordagem oferece uma resposta duradoura e económica, utilizando materiais vivos que se adaptam e evoluem com o tempo.
De modo a dar a conhecer as funções ecológicas desempenhadas pelas ribeiras, essenciais para a preservação da paisagem agrícola e para a segurança urbana no que respeita à mitigação dos efeitos das cheias, o Município de Lagoa, em colaboração com a Associação Marca Adl., a Sociedade Portuguesa de Ecologia e o Programa Bandeira Azul da Europa, comemora desta forma o Dia Internacional pelos Rios.
Na primeira parte, teórica, os participantes aprenderão sobre a Engenharia Natural, a importância das ribeiras e as práticas necessárias para conservar as galerias ripícolas e limpar as linhas de água. O foco será na recuperação e estabilização de margens erodidas, utilizando soluções sustentáveis.
A segunda parte será teórico-prática, incluindo estudos de caso e uma visita de campo para observar as margens de ribeiras intervencionadas.
Os participantes terão a oportunidade de analisar problemas reais e sugerir soluções, além de assistir a uma demonstração prática de técnicas de Engenharia Natural. A atividade terá o seu término às 13h00, e será acreditada como uma ação de curta duração pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).
As inscrições são gratuitas e obrigatórias e devem ser feitas AQUI.

Assista aqui a todos os nossos vídeos