Sociedade

Chuva e vento forte. O tempo que vamos ter no Algarve esta 2ª feira (17 de março)

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Céu em geral muito nublado.

Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul, onde poderão ocasionalmente ser de granizo.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante norte nas regiões Centro e Sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral a sul do Cabo Raso e nas terras altas das regiões Centro e Sul, com rajadas até 75 km/h, em especial a partir da tarde.

Subida da temperatura mínima.

Esta é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para segunda-feira, dia 17 de março.

O IPMA emitiu um aviso amarelo no barlavento devido à forte ondulação, até às 18h00 de segunda-feira. A partir daí e até às 03h00 de terça, o alerta passa a laranja.

Nessa zona do Algarve são esperadas ondas de sudoeste com 5 a 5,5 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 11 metros. No sotavento haverá ondas de sudoeste com 4 a 5 metros.

Continua em vigor um aviso amarelo para a precipitação no Algarve, até às 00h00 de terça, sendo esperada “chuva por vezes forte”.

Há, igualmente, aviso amarelo para o vento que, entre as 12h00 de segunda e as 00h00 de terça-feira soprará forte, com rajadas que podem atingir os 75 kms/h.

Em termos de temperatura, estão previstos para Faro 17 graus de temperatura máxima e 13 de mínima e para Portimão uma máxima de 16 e uma mínima de 11 graus.

No que diz respeito ao mar, para a costa oeste são esperadas ondas de oeste/sudoeste com 1,5 a 2 metros, aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros, e
para 4 a 5,5 metros a sul do Cabo Espichel a partir da tarde.

A temperatura da água do mar na costa ocidental situa-se entre os 14 e 15 graus e na costa sul entre os 15 e 16 graus.

Em relação às marés, segundo o Instituto Hidrográfico, em Lagos a baixa-mar acontece às 09h53 e às 22h03 e a preia-mar às 03h51 e às 16h05, enquanto em Faro/Olhão a baixa-mar verifica-se às 09h58 e às 22h09 e a preia-mar às 04h09 e às 16h22.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Assista aqui a todos os nossos vídeos

pub
pub