Mau tempo: Proteção Civil avisa para risco de “fenómenos extremos de vento”
A Proteção Civil avisa que, nos próximos dias, haverá “condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul”.
Esta possibilidade deve-se à passagem da depressão “Martinho”, que vai provocar o agravamento do tempo, com chuva por vezes forte e persistente, vento e agitação marítima.
Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha emitido avisos laranja para o vento e a chuva.
Aquele organismo prevê que o vento, que soprará forte de sul/sueste, atinja rajadas que podem chegar aos 90 km/h nas zonas costeiras e 110 km/h nas serras.
As situações mais complicadas deverão ocorrer entre as 21h00 desta quarta-feira, dia 19, e as 6h00 de quinta-feira, 20 de março.
Em face desta previsão, a Proteção Civil pede para que a população garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
Outro conselho é que as pessoas tenham especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atentas para a possibilidade de queda de ramos e árvores, por causa do vento forte.
Também há que ter a máxima precaução na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, que são mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando-se a circulação e permanência nestes locais.
Ao longo deste período não devem ser praticadas atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar. É recomendado, igualmente, que se evite o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Assista aqui a todos os nossos vídeos