Chuva acaba com fantasma da seca no Algarve. Veja como estão as barragens (com VÍDEO)
A chuva caída ao longo dos últimos dias afastou por completo o fantasma da seca do Algarve.
As barragens da região registaram uma impressionante recuperação dos seus níveis de armazenamento, estando atualmente a maioria das albufeiras a mais de 80% da sua capacidade.
Segundo os dados do último boletim semanal de albufeiras da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no período de 17 a 24 de março, o volume de armazenamento de água subiu em todas as barragens, com destaque para as do Barlavento, dado que as do Sotavento já se encontravam praticamente cheias e tiveram mesmo de ser efetuadas descargas controladas, por precaução.
Assim, no Barlavento merece especial realce o valor alcançado na albufeira do Arade, que subiu 39% nos últimos sete dias. Para isso contribuiu de forma muito importante a libertação de água feita pela barragem do Funcho, que fica a montante.
Muito significativo foi também o acréscimo registado na albufeira de Odelouca, a maior da região, que teve um acréscimo de 21% no seu nível de armazenamento.
Entretanto, a barragem da Bravura, que já esteve praticamente seca, tem vindo a recuperar muito, tendo subido 12% entre os dias 17 e 24 deste mês de março.
Vamos lá ver então os níveis de armazenamento registados esta segunda-feira, dia 24 de março, nas barragens do Algarve.
A liderar a lista surgem as duas do Sotavento: Odeleite está a 98% da sua capacidade e Beliche a 91%.
No Barlavento temos as albufeiras de Odelouca e Funcho a 82% do seu volume total de armazenamento.
Depois surge a barragem do Arade, a 59% da sua capacidade, e, por fim, a da Bravura, que está 56%.
A tendência é que as barragens da região continuem a encher ainda mais, dado que as ribeiras e barrancos continuam a transportar muita água.















