Sociedade

Voluntários vão caiar fachadas nesta terra histórica do Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub

No próximo sábado, dia 24 de maio, entre as 09h00 às 18h00, vai realizar-se uma ação de voluntariado para a caiação do espaço público em Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António.

O objetivo desta iniciativa é “reavivar o uso da cal branca nas fachadas — uma prática ancestral, passada de geração em geração, que confere carácter, autenticidade e luminosidade” à referida vila histórica, refere a câmara.

A edilidade salienta que, durante décadas, a “caiação regular de muros e fachadas fez parte da vivência comunitária, sendo um dos traços mais marcantes da arquitetura tradicional algarvia”.

Mas, nos últimos anos, “esse hábito foi-se perdendo — e com ele, o brilho e a identidade do núcleo antigo”.

A autarquia diz que esta iniciativa propõe “a caiação do espaço público com a ajuda da comunidade, numa jornada de preservação do património, transmissão de saberes antigos e reforço dos laços com o território”.

Esta ação “Caia-me – Dia da Cal”é promovida pela Câmara de Vila Real de Santo António, através do Centro de Informação e Investigação do Património de Cacela (CIIPC), em colaboração com a ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela, e conta com o apoio da empresa Ibérica – Eventos e Espetáculos.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

VÍDEO EM DESTAQUE – Estas três aldeias são tesouros escondidos na serra algarvia:

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE