AD quer criar sistema de transporte municipal à borla para os lagoenses
A criação de um sistema de transporte urbano e gratuito para os cidadãos do concelho é uma das prioridades eleitorais da AD (PSD/CDS-PP) em Lagoa.
A medida foi anunciada na sexta-feira, 11 de julho, no decorrer da apresentação pública daquela coligação, pelo seu candidato à presidência da Câmara de Lagoa.
Paulo Serra garantiu já saber quanto é que a medida irá custar, mas também quais “os benefícios que vai trazer ao município e aos lagoenses”.
Na sua opinião, o ideal seria que este sistema fosse intermunicipal, abrangendo “o triângulo Silves/Lagoa/Portimão, com horários que sirvam às pessoas”.
Construção de parques de estacionamento é uma das prioridades
As questões relacionadas com a mobilidade e o estacionamento estão, de resto, no topo das prioridades da sua equipa.
Caso seja eleito, o candidato da AD prometeu ir finalmente construir os silos de Carvoeiro e Ferragudo, bem como um outro parque de estacionamento subterrâneo “junto à estação dos autocarros de Lagoa”.
No seu programa também consta a construção de “uma piscina coberta de 50 metros, pois não estamos contentes com aquela pequena piscina que mais parece uma banheira”.
O candidato comprometer-se igualmente a edificar “um parque multiusos para a prática de desportos como basquetebol, andebol, futsal e badminton”.
Implementação do sistema de videovigilância no concelho
O aproveitamento do rio Arade para a prática desportiva consta, também, das propostas de PSD e CDS-PP em Lagoa.
A este nível, a prioridade passa por construir “um centro de náutico de alto rendimento, com instalações que permitam às seleções de outros países virem estagiar na Mexilhoeira da Carregação”. Dessa forma, “vamos colocar o rio Arade e Lagoa no mapa mundo da canoagem e do desporto náutico”.
Na área da segurança, o candidato defendeu a implementação de um sistema de videovigilância no concelho.
Na educação, uma das medidas principais é a disponibilização de “refeições escolares gratuitas para todas as crianças, sem exceção”.
Estas foram algumas das medidas avançadas por Paulo Serra, que deixou críticas à governação socialista, que tem feito com que “o futuro de Lagoa esteja hipotecado”. O candidato da AD considera que o concelho está “estagnado” e que não tem havido quem pense no futuro.
Lagoa perdeu capacidade de reivindicação, diz Cristóvão Norte
Esta sessão contou com a presença dos líderes regionais do PSD, Cristóvão Norte, e do CDS-PP, Rodrigo Borges de Freitas.
Na sua intervenção, Cristóvão Norte ‘atirou-se’ ao atual presidente da autarquia, Luís Encarnação. O também deputado e candidato à presidência da Câmara de Faro garante que “infelizmente, ao longo dos anos, em especial dos últimos oito, Lagoa perdeu voz e capacidade de reivindicação”.
O mesmo tom foi seguido pelo seu colega do Rodrigo Borges de Freitas, que considera ter o concelho de Lagoa sido “deixado ao abandono” devido ao que considerou ser a “inércia” do PS.
Os candidatos da AD
Para além do cabeça-de-lista à Câmara foram apresentados os líderes das restantes equipas aos diversos órgãos autárquicos.
Para a Assembleia Municipal, o candidato é Joaquim Cabrita, enquanto Rui Correia avança para tentar conquistar a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.
Em Porches repete-se a candidatura de Ana Rita Boto; para a União das Freguesias de Estômbar e Parchal, o número 1 da lista é Cesário Belém e a encabeçar a lista para a Freguesia de Ferragudo surge Ricardo Gonçalves.


(Fotos: António Batista)








