Portimão: risco de colapso obriga a obra urgente na Fortaleza de Santa Catarina
A Câmara de Portimão revela que arrancou esta semana com “uma obra urgente e inadiável” na Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha.
O objetivo é, diz a autarquia, “garantir a estabilidade estrutural de zonas que se encontram em avançado estado de degradação”.
De acordo com a edilidade, “esta primeira intervenção, mais cirúrgica, resulta de um levantamento técnico exaustivo levado a cabo pela autarquia, que identificou riscos reais de colapso em diversos pontos do imóvel, nomeadamente fissuras, degradação de pavimentos e instabilidade de corrimãos – alguns dos quais já colapsaram durante o último inverno”.
Esta intervenção “não implicará quaisquer constrangimentos nos acessos à praia nem na circulação pedonal nas zonas envolventes” da fortaleza, mantendo-se vedado ao público “os espaços que até à data já se encontravam, como medida de precaução já anteriormente implementada”.
O estaleiro fica numa área próxima do estacionamento, de modo “a minimizar o impacto visual e funcional sobre os visitantes”.
Posteriormente, a partir de setembro, avança “a empreitada de fundo, que obrigará a um encerramento temporário do espaço”, refere a câmara, que tem, desde 2023, a tutela do imóvel.
(Pode saber mais sobre o estado de degradação da emblemática fortaleza algarvia e ver um vídeo aqui)








