Casos de Polícia

Algarve lidera burlas no arrendamento de casas de férias

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub
pub
pub

A GNR lançou uma alerta para a necessidade de serem adotados procedimentos de segurança para evitar burlas no arrendamento de casas de férias. Faro é o distrito do País com maior número de casos registados, desde 2023.

“A análise das ocorrências registadas na área de responsabilidade territorial da GNR revela que, no período em causa, os distritos de Faro (95), Porto (79) e Braga (70) foram os mais afetados”, adianta a Guarda.

No caso concreto do Algarve, em 2023 foram contabilizadas 43 burlas, no ano seguinte 41 e este ano, até 30 de junho (dados provisórios), um total de 11.

No conjunto do País, foram registadas pela GNR 214 burlas em 2023, 178 em 2024 e 44 neste ano (até finais de junho).

A referida força de segurança destaca que houve uma “redução de 16,8% no número de crimes de burla no arrendamento de casas de férias, comparando o ano de 2023 e o ano de 2024”.

Essa redução traduz, segundo a Guarda, “não só o impacto das ações preventivas e de sensibilização desenvolvidas”, bem como o “empenhamento contínuo” da GNR “no combate à criminalidade e na deteção destas atividades suspeitas e ilícitas”.

Foram detidas 60 pessoas pela prática deste tipo de crimes em 2023, 29 em 2024 e 12 no presente ano (dados provisórios até ao dia 30 de junho). Pela prática deste mesmo tipo de crimes, foram ainda identificados 140 suspeitos no ano de 2023, 138 em 2024 e 33 no primeiro semestre de 2025.

Vídeo em destaque: Não vá a esta praia… se sofre de claustrofobia

EVENTOS NO ALGARVE