Alerta para perigos. Dezenas de pessoas já tiveram de ser resgatadas
A Proteção Civil de Vila Real de Santo António e a Autoridade Marítima Nacional realizaram, esta segunda-feira, 4 de agosto, uma ação de sensibilização para os perigos do atravessamento da zona lagunar de Cacela Velha. Só no verão passado tiveram de ser resgatadas seis dezenas de pessoas,
A câmara vila-realense refere que foram distribuídos “panfletos informativos a banhistas e estabelecimentos locais, desaconselhando a travessia a vau (a pé) até às ilhas barreira localizadas em frente à aldeia”.
E salienta que “esta prática, comum nos meses de verão, coloca em risco a segurança dos veraneantes, especialmente durante a maré vazante, quando as correntes se tornam mais fortes e imprevisíveis”.
Nos últimos anos, explica a edilidade, “a travessia a vau na zona de Cacela Velha tem originado múltiplas situações de risco”.
Só no verão passado, entre junho e outubro, “cerca de 60 pessoas” tiveram de ser resgatadas pelos elementos do projeto “SeaWatch”.
Há dois anos, “os números foram semelhantes, e nos últimos dias voltou a ser necessário efetuar mais um resgate, que evitou um possível afogamento”, frisa a autarquia.

(Fotos: C.M.V.R.S.A.)









