Nova central solar projetada para o Algarve numa área de 118 hectares
Uma nova central fotovoltaica está prevista para o Algarve, abrangendo uma área de cerca de 118,62 hectares, junto a uma central eólica já existente, no concelho de Alcoutim.
A designada Central Fotovoltaica do Malhanito contempla um total de 96 070 módulos fotovoltaicos.
O projeto consiste na instalação da central fotovoltaica agregada ao Parque Eólico do Malhanito em exploração, constituído por 29 aerogeradores.
Em conjunto, este projeto de hibridização (eólico e solar) permitirá “uma produção média anual de 137 GWh/ano”, o que “permitirá abastecer cerca de 7459 habitações por ano”, segundo o promotor, a Sociedade Eólica do Cachopo, S.A..
A energia produzida será injetada na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) através de uma linha elétrica aérea de alta tensão, com uma extensão aproximada de 15 quilómetros.
O Procedimento de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental está em consulta pública até 2 de fevereiro.
A Agência Portuguesa do Ambiente explica que a decisão sobre a Proposta de Definição de Âmbito (PDA) “não constitui uma decisão sobre o projeto, mas sim sobre o conteúdo do Estudo de Impacte Ambiental”.
A decisão sobre o projeto “ocorre após um sequente procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental”.
Vídeo em destaque:






