Gosta de videojogos e realidade virtual? Então este evento é para si
É com o XL Games, o maior evento dedicado aos videojogos e esports realizado em Portugal, a decorrer no Portimão Arena entre 27 de fevereiro e 1 de março, que o Município de Portimão marca o arranque da 28ª edição do Março Jovem.
A cerimónia oficial de abertura do Março Jovem está marcada para o sábado, dia 28, às 15h00, no segundo dia do XL Games, é marca o ponto de partida para um mês dedicado inteiramente à juventude.
À semelhança de edições anteriores, o XL Games decorrerá ao longo de três dias, nos quais os visitantes são convidados a embarcar numa viagem imersiva ao universo dos videojogos, desde os primórdios às principais inovações, sem esquecer a antevisão sobre o que o futuro reserva para a indústria.
Realidade virtual, esports, evoluções técnicas dos videojogos e experiências que demonstram a forma como os videojogos têm vindo a proporcionar a abertura de fronteiras criativas e do entretenimento a todas as faixas etárias são apenas alguns dos atrativos do XL Games 2026.
Ao longo desses dias, o Portimão Arena transforma-se num verdadeiro palco das grandes competições, proporcionando aos visitantes a oportunidade de competir, entre si, em diferentes torneios tais como Counter Strike, EA FC 24, Fortnite e Call of Dutty Black Ops 7, habilitando-se a vários prémios.
O convite à participação não passa apenas por jogar pois, o XL Games 2026 conta ainda com uma componente de Serviço Educativo, com a formação “Educar bit a bit”, na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, às 11h00.
Artur Filipe, ilustrador de videojogos, professor e tutor da Etic Algarve, vai explicar como são formados os futuros profissionais no processo de construção de um jogo de vídeo, passo a passo.
No programa destaca-se ainda a presença de influenciadores, no palco principal, no sábado, às 15h00, com Ric Fazeres, e no domingo, no mesmo horário, com D4rkFrame, Ana Bastos, Possessivo e Sandro Ramires.
Games 2026 têm entrada livre e funcionarão, nos três dias, das 10h00 às 19h00.
O programa completo é o seguinte:
27 de fevereiro a 1 de março
Atividades e áreas free to play nos espaços Monster Energy, CS:GO Arena, Fortnite Arena by Insys, Virtual Reality, Asus, Racing Simulators, Moto Trainer (Simuladores Motas), “Estádio” EA FC, Salão de Jogos (Arcades, Pinball), Nintendo, Espaço Família/Videojogos (consolas, computadores e lounge) e lojas merchandising.
Sexta-feira, 27 de fevereiro
Palco Principal
11:00 – Serviço Educativo by ETIC – “Aprender bit a bit”
14:00 – Just Dance
Sábado, 28 de fevereiro
Palco Principal
11:30 – 1a meia-final ESC Online Master League Portugal by Agon
16:00 – 2a meia-final ESC Online Master League Portugal by Agon
“Estádio” EA FC
13:45 – Torneio EAFC 26 (inscrição gratuita durante o evento)
CS:GO Arena
14:00 – Torneio Counter-Strike 2 (inscrição gratuita durante o evento)
Fortnite Arena by Insys
14:15 – Torneio Fortnite (inscrição gratuita durante o evento)
Espaço Monster Energy
14:30 – Torneio Call of Dutty: Black Ops (inscrição gratuita durante o evento)
Influenciadores
15:00 – Presença Ric Fazeres
Domingo, 1 de março
Palco Principal
10:30 – Just Dance
14:00 – Final ESC Online Master League Portugal by Agon
“Estádio” EA FC
13:45 – Torneio EAFC 26 (inscrição gratuita durante o evento)
CS:GO Arena
14:00 – Torneio Counter-Strike 2 (inscrição gratuita durante o evento)
Fortnite Arena by Insys
14:15 – Torneio Fortnite (inscrição gratuita durante o evento)
Espaço Monster Energy
14:30 – Torneio Call of Dutty: Black Ops (inscrição gratuita durante o evento)
Influenciadores
15:00 – Presença D4rkFrame, Ana Bastos, Possessivo e Sandro Ramires
Vídeo em destaque:













