Investimento de 15 milhões vai permitir poupar 60% da água neste sistema de rega do Algarve
Um investimento de 15 milhões de euros, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai permitir poupar cerca de 60% da água utilizada no Perímetro de Rega Alvor-Bravura.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou recentemente as obras de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor.
Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a modernização permitirá poupar cerca de 60% da água utilizada no sistema. Isto equivale a aproximadamente 19 milhões de metros cúbicos por ano e a uma poupança de cerca de dois milhões de euros anuais.
A primeira fase contempla um novo reservatório, uma estação elevatória e uma estação de filtragem. Inclui também a modernização de cerca de dois quilómetros do canal condutor geral, através da instalação de condutas fechadas. Está ainda prevista a instalação de painéis fotovoltaicos, associando a eficiência hídrica à eficiência energética.
“Isto é investimento, isto não é despesa, isto é retorno”, garantiu o ministro, que manifestou a intenção de avançar com uma segunda fase de modernização, estimada em cerca de 40 milhões de euros.







