Aviso de calor. O tempo que vamos ter no Algarve esta segunda-feira (16 de junho)
Tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante leste, rodando temporariamente para o quadrante oeste durante a tarde, e soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas serras algarvias a partir do final da tarde.
Subida de temperatura, sendo acentuada em alguns locais.
Esta é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta segunda-feira, 16 de junho.
Aviso para tempo quente
O IPMA emitiu um aviso amarelo para o tempo quente no Algarve, válido entre as 09h00 desta segunda-feira, 16 de junho e as 00h00 de quarta-feira, 18 de junho, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
O IPMA prevê para Faro 32 graus de temperatura máxima e 22 de mínima e para Portimão uma máxima de 30 e uma mínima de 19 graus.
Nalgumas terras do Algarve a temperatura máxima será bem superior, como é o caso de Alcoutim, onde são esperados 38 graus.
Estado do mar e temperatura da água
No que diz respeito ao mar, para a costa oeste são esperadas ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e para a costa sul Oondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
A temperatura da água do mar na costa ocidental situa-se entre os 16 e 18 graus e na costa sul entre os 18 e 20 graus.
Em relação às marés, segundo o Instituto Hidrográfico, em Lagos a baixa-mar acontece às 12h23 e a preia-mar às 06h33 e às 18h48, enquanto em Faro/Olhão a baixa-mar verifica-se às 12h26 e a preia-mar às 06h44 e às 19h06.
VÍDEO EM DESTAQUE – Esta pequena praia de Albufeira ganhou um grande miradouro











