Visitas às grutas famosas do Algarve voltam a ser proibidas
A Capitania do Porto de Portimão decidiu voltar a proibir as visitas às grutas situadas entre a praia do Vale da Lapa e a praia das Fontainhas, no concelho de Lagoa, incluindo a mais famosa gruta do Algarve, a de Benagil.
A interdição está em vigor entre as 10h30 e as 19h00 desta quarta-feira (dia 4 de outubro) e as 10h30 do dia 6 de outubro e as 07h00 do dia 10 do referido mês.
A medida foi determinada, através de edital (ver aqui), pelo Capitão do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, devido ao “esperado agravamento das condições meteorológicas”. Ficam assim proibida toda a navegação relativa à “atividade de visita às grutas, incluindo a utilização de caiaques e padle”.
O responsável pela Capitania de Portimão alega que “os desmoronamentos são muito variáveis no espaço e no tempo, dependendo de inúmeros fatores, como a intensidade e frequência da ação de agentes climáticos, a fraturação e o tipo de rocha em que a arriba é talhada, a ocupação humana, a presença de vegetação, a vibração, a sismicidade, entre outros, não sendo possível prever a ocorrência desses mesmos desmoronamentos”.
O referido responsável destaca ainda que, “considerando a necessidade de garantir a segurança destes visitantes e destas atividades, sempre que as condições meteorológicas e oceanográficas não permitirem o desenrolar destas atividades em segurança, as mesmas serão interditas através da promulgação de aviso aos navegantes”, o que se verificou agora.
Quem não cumprir a interdição será multado.
Tal como o Algarve Marafado noticiou, a última interdição das visitas às grutas entre a praia do Vale da Lapa e a praia das Fontainhas tinha vigorado entre 30 de setembro e 2 de outubro.
Artigo relacionado: 30 ofertas de emprego público
Radares algarvios: Saiba onde estão e evite multas