Livros do Algarve
Em Novembro de 2012 fazia-se história no universo editorial algarvio, com a criação da Arandis Editora, um projecto editorial exclusivamente algarvio, nascido da conjugação de esforços de três autores algarvios: Sérgio Brito, de Albufeira; Nuno Campos Inácio, de Portimão e Fernando Lobo, de Faro. A sociedade Brito Campos Lobo Editores Lda tinha sido criada em Junho desse ano, mas só em Novembro a marca Arandis Editora apresentava o seu primeiro trabalho «Duas Históiras no Algarve».
Foi perante uma plateia de 200 pessoas que um dos fundadores da Arandis Editora, Sérgio Brito, deu a conhecer uma faceta literária que viria a revolucionar a valorização do dialecto algarvio. A obra «Duas Históiras no Algarve», o primeiro livro de ficção inteiramente escrito de acordo com o dialecto algarvio, contou com a participação dos outros dois sócios da Arandis Editora, tendo o prefácio ficado a cargo de Nuno Campos Inácio e todo o trabalho gráfico sido elaborado por Fernando Lobo.
Na apresentação, a professora Sandra Longo Fernandes explicou a origem de muitos termos algarvios, numa das melhores aulas de dialecto algarvio alguma vez ministrada nesta região.
«Duas Históiras no Algarve» veio preencher uma lacuna na literatura algarvia, sendo ainda o maior sucesso editorial da Arandis Editora, com oito edições realizadas.
Simultaneamente Sérgio Brito criou na internet o grupo «Fássebuque Algarvie», que conta com mais de nove mil seguidores e onde divulga termos e expressões típicas algarvias, dando origem a intensos debates.
Biografia:
Sérgio Santos Brito, nasceu no Hospital Distrital de Portimão, a 20 de Janeiro de 1973, mas diz-se natural de Alcantarilha. Reside em Albufeira, cidade onde habita e exercia a sua actividade profissional, como gerente bancário, até ser promovido. É membro activo do Rotary Clube de Albufeira, clube em que foi presidente no ano 2008/2009 e onde tem exercido diversos cargos dirigentes.
Exerce o cargo de tesoureiro da associação humanitária dos bombeiros de Albufeira desde Março de 2013.
Tem exercido o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Albufeira em regime de substituição.
Escritor e investigador, editou em 9 de Julho de 2011 , o livro ” Remechido e o desastre de Albufeira “, pela Editora Colibri.
No ano de de 2012 foi o primeiro autor editado pela Arandis Editora, com a publicação de “Duas históiras no Algarve”, que vai na 6ª Edição e é a obra mais vendida da Arandis, com a particularidade de ser o primeiro livro totalmente escrito no dialecto Algarvio. Uma ousadia positiva, que tem vindo a alertar para a necessidade da preservação do dialecto Algarvio, como herança cultural do Algarve.
Em 2013 edita “Apáxonades no Fássebuque” um romance todo ele escrito em dialecto Algarvio.
Em meados de 2012 iniciou, em parceria com os algarvios Nuno Campos Inácio e Fernando Lobo, um novo projecto editorial algarvio, com a criação da Arandis Editora, de que é sócio-gerente.
OUTROS LIVROS DA EDITORA ARANDIS
Subscreva a nossa Newsletter