Bandeiras antigas da Misericórdia de Monchique em exposição

pub
pub

Até ao dia 3 de Abril ainda pode ser apreciada, na Igreja da Misericórdia de Monchique, a exposição “Bandeiras da Procissão”. 

Integrada na programação da Semana Santa de Monchique, a mostra conta com um conjunto de  oito bandeiras da Misericórdia local, todas elas do séc. XVIII, incluindo a Bandeira Real da Misericórdia de Monchique.

A Bandeira Real, apresenta de um dos seus lados a Nossa Senhora da Misericórdia, onde a Virgem coroada, de mãos postas, abre o manto protector, seguro por dois anjos, acolhendo, à direita, o Papa coroado com tiara, um frade trino e dois clérigos; à esquerda, o rei envergando manto de arminho, a rainha e dois nobres. Aos pés da Virgem, um mendigo desnudo. Do outro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, onde a Virgem acolhe o Filho morto, amparado por S. João, que chora a Sua morte. Maria Madalena, com as mãos ao peito, ajoelha-se diante do Senhor supliciado.

Sendo encomendadas, consoante as posses de cada Misericórdia ou dos seus provedores e benfeitores, aos melhores mestres de pintura ou a modestos artesãos locais, as bandeiras obedeciam ao padrão comum primeiramente usado pela Misericórdia de Lisboa e depois imposto ou pela exemplaridade ou mesmo por determinação real. Isso não impediu, antes pelo contrário, que a criatividade dos artistas e de cada Misericórdia utilizasse as adaptações do modelo comum para perpetuar sentimentos e crenças que fazem das bandeiras das Misericórdias uma das mais ricas expressões do nosso património cultural e religioso.

A Misericórdia de Monchique é uma das mais antigas do país tendo sido instituída logo após a criação da Misericórdia de Lisboa em 1498 por parte da Rainha D. Leonor.

Subscreva a nossa Newsletter

(Visited 111 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.