Bombeiros testaram meios de salvamento marítimo

A 3,3 milhas da barra de Portimão, duas embarcações de grande dimensão colidem, registando-se 147 vítimas, 31 ficam desaparecidas exigindo operações de buscas subaquáticas.

Foi este o cenário testado no Domingo, 30 de Outubro, no segundo dia 1as Jornadas Nacionais de Mergulho do Algarve que decorreram em Portimão.

Face à dimensão do “sinistro”, foram activadas em apoio ao Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima e à Unidade de Intervenção em Salvamento Aquático (UNISA) dos Bombeiros do Algarve, mais 13 equipas de bombeiros-mergulhadores provenientes dos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja, bem como do GIPS da GNR e FEB da ANPC, empenhando um total de 173 operacionais de salvamento aquático (entre mergulhadores e condutores de embarcações de socorro), apoiados por  47 veículos e 14 embarcações.

Paralelamente, com o intuito de potenciar o momento, também o Serviço Municipal de Protecção Civil aproveitou a oportunidade para testar as várias vertentes da sustentação logística e aferir eventuais fragilidades nesta vertente.

Foi activada ao longo de 3 dias (entre Sexta e Domingo) uma Zona de Concentração e Reserva (ZCR) que incidiu em duas localizações distintas, nomeadamente, na Escola E.B. 2,3 Júdice Fialho, onde ficaram alojados em “modo campanha” mais de 170 operacionais, assegurando-se naquele local a respectiva higiene, alimentação, gestão do esforço e estacionamento de meios de reserva. E, na zona ribeirinha de Portimão, onde foi instalada uma segunda área de alimentação, uma área de reabastecimentos, uma área de apoio medico e toda a estrutura de coordenação, comando, controlo e comunicações.

Esta iniciativa esteve integrada nas comemorações dos 90 anos dos Bombeiros de Portimão, promovida por estes, numa co-organização com o Município de Portimão e a Autoridade Nacional de Protecção Civil, contando com o apoio da Autoridade Marítima Nacional e, para além do exercício, incluiu  – no Sábado – um ciclo de palestras de referências nacionais no âmbito do Salvamento Marítimo.

Leia também:

Concurso para a contratação de Bombeiros Municipais

Tendas para a venda ambulante na Praia da Rocha

(Visited 237 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.