RegionalSociedade

Bons petiscos algarvios no Festival Gastronómico “Sabores da Serra ao Rio”

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Os restaurantes do Concelho de Alcoutim recebem, nos fins-de-semana de Novembro, o III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio” – Sabores de Outono.

Trata-se de uma oportunidade para os apreciadores da boa gastronomia portuguesa provarem cozidos à montanheiro ou de grão, açordas, ensopados, migas ou pratos tão simples como os arjamolhos, as sopas de tomate, os gaspachos.

Também de grande tradição naquele concelho são os pratos de caça. Nas zonas mais próximas do rio Guadiana, o peixe também é servido, nomeadamente a lampreia, a enguia frita ou em ensopado, o barbo e o muge em caldeiradas e as ovas de saboga fritas ou em salada.

A elaboração dos pratos é normalmente complementada com produtos da horta (frutas, legumes e hortaliças), e pelas e ervas aromáticas como orégãos, poejos, coentros, salsa, hortelã. Grãos, feijões, favas e ervilhas são igualmente muito utilizados.

Os doces são reis em Alcoutim, com bolos de massa de pão, de alfarroba, de figo, de laranja, de amêndoa, os nógados, filhós, folares e azevias, entre outros.

A complementar a oferta de produtos disponíveis da região destacam-se as aguardentes de figo e de medronho, o figo-da-índia e o mel.

Destaque, também, para a IX Feira da Perdiz, em Martim Longo, no dia 12 de Novembro, onde será apresentado pelas 18h00 o prato do “Festival Sabores da Serra ao Rio, Sabores de Outono”, a cargo da Chefe de Cozinha Milene Nobre, seguido do lançamento do livro “Modernidade e Tradição” do Chefe Vítor Ramos.

Leia também:

PSP de radar em punho (Novembro)

(Visited 232 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE