Feira do Mar ‘atracou’ em Portimão

pub
pub

A Mar Algarve – Feira do Mar arrancou, esta 5ª feira, no Pavilhão Arena de Portimão e vai estender-se até Sábado. O certame é composto por mais de 70 expositores, de empresas e entidades ligadas à pesca e à náutica.

Na cerimónia de inauguração, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, assumiu o objectivo de, até 2020, “duplicar o peso da economia do mar”. Para isso, considera ser necessário que haja uma visão integrada e que se trabalhe no sentido de desenvolver todas as vertentes que compõem este cluster.

No mesmo sentido foi a intervenção da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, que apelou a uma actuação coordenada das entidades, empresas e instituições que desenvolvem actividade no sector. Na opinião da autarca é preciso pragmatismo, capacidade de decisão e, sobretudo, união, até porque “quando nos unimos as coisas até avançam e têm sucesso”.

A presidente da Associação Mar Algarve, Teresa Coelho, traçou um cenário positivo do sector, em diversos domínios. As marinas, por exemplo, “têm uma elevada taxa de ocupação ao longo de todo o ano, cerca de 70%”, as actividades marítimo-turísticas estão a viver um incremento, com o aparecimento de empresas geridas por gente jovem. Outra vertente importante é a dos cruzeiros que tem feito com que cerca de 19 mil pessoas passem por Portimão.

Esta Sexta-feira, o certame recebe, pelas 11 horas, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A partir das das 14h30 serão apresentados Casos de Estudo, com destaque para a apresentação da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental bem como o projecto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica offshore, e o Plano de Acção do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica.

No Sábado, a partir das 10h30, ocorrerá no auditório do Portimão Arena o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde serão discutidas questões relacionadas com a gestão do espaço e dos recursos marinhos do Algarve. Será, ainda, abordada a temática do Mergulho e do Licenciamento.

Leia também:

Detido por posse de arma proibida e suspeita de tráfico de droga

Saiba onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 197 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.