Desporto

Atleta campeão do mundo é favorito em Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Este Domingo tem lugar a XXIX Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos. Este ano, pela primeira vez, a prova vai incluir o Campeonato do Algarve de Fundo. Para esta edição, o objectivo da organização é selar um novo recorde na corrida e elevar a fasquia no número de inscrições.

Um dos grandes favoritos desta edição é o queniano Daniel Kipchirchir Komen, campeão dos 1.500m no Campeonato do Mundo em 2007 e duas vezes vice-campeão mundial no Campeonato do Mundo de Pista Coberta. O atleta, de 32 anos, tem como melhor marca 1h02h47.

No sector feminino, a queniana Beatrice Chorondo e a portuguesa Mónica Silva prometem uma luta de grande nível. A queniana já percorreu a distância em 1h12m28, enquanto a atleta do Benfica tem como cartão-de-visita várias vitórias em Meias Maratonas disputadas em Portugal, bem como vários pódios a nível nacional e internacional.

Para André Santos, presidente do Olímpico Clube de Lagos, esta prova “é especial não só para a organização mas também para a cidade e para os atletas. A aproximação à meta, em que os atletas correm no passadiço da Marina a poucos centímetros da água, tem vindo a ganhar fama e temos participantes de todo o país que querem participar na meia maratona onde se corre sobre a água.”

Relativamente à presente edição, “as expectativas são elevadas pois nos últimos anos tivemos uma média de 700 participantes e queremos chegar aos mil. Outro objectivo é selar um recorde da prova que vigora desde 1993 com a mais-valia de este ano se realizar em simultâneo com o Campeonato do Algarve de Fundo”, conclui André Santos.

Para além da prova principal, com partida em frente ao hotel Marina Club Lagos Resort e chegada na Marina de Lagos, junto à ponte levadiça, realiza-se também a Mega Caminhada Sopromar / Mini Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos. Antes decorre uma mini-aula de zumba.

Esta será a 29.ª edição da meia maratona lacobrigense. O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos  nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.

Leia também:

PSP de radar em punho (Maio)

As obras que o Portimonense vai fazer no seu estádio

Ofertas de emprego para instituições algarvias

(Visited 139 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE