RegionalSociedade

Dia da Europa celebrado em Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No Algarve, por iniciativa e convite da CCDR Algarve, as comemorações do Dia da Europa – 9 de maio – decorreram no Município de Lagos, evocando a temática do Mar, bem como os 60 anos sobre a assinatura dos Tratados de Roma e os 30 anos do programa ERASMUS. O dia contou com várias iniciativas que foram desde as cerimónias mais protocolares, a peddy papers, visitas e um concerto.

A presidente da Câmara de Lagos, Joaquina Matos, referiu, na sua intervenção, que “hoje, mais do que em qualquer outro tempo, é de especial importância comemorarmos a Europa”. Assinalar assinalar este dia “é especial, pois celebramos os 60 anos do Tratado de Roma, fundador do projecto de integração europeia que se consolidou num projecto de cooperação e solidariedade, num espaço que garantiu a paz e a prosperidade.”

Ainda assim, lembra que “nos últimos anos, temos vivido tempos difíceis, de forte confronto ideológico”, expressando a este propósito o seu “regozijo pelo resultado eleitoral em França, que acabou por dar vitória ao projecto europeu”.

Uma opinião partilhada pelo presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, que defendeu desde logo que comemorar o Dia da Europa “é, não só, um ato de confiança e de afirmação no sentido de cidadania, mas é igualmente fundamental que consigamos transmitir que o espírito da Europa está diariamente em construção, e que muito temos lutado para que se afirme, e devemos continuar a fazê-lo, sempre norteados por valores como a fraternidade, a coesão social, a inclusão e a solidariedade internacional.”

A cerimónia oficial, na Praça Gil Eanes, foi encerrada com a performance “Daqui partiram caravelas”, por Manuel Neto dos Santos. A manhã contou ainda uma visita a projectos de Lagos co financiados pelo PO Regional (Igreja de Santo António / Museu Municipal Dr. José Formosinho e Muralhas) e foi pontuada com algumas iniciativas dirigidas ao público mais jovem.

Da parte da tarde, no auditório dos Paços do Concelho, Séc. XXI, decorreu a conferência Ris3Azul, onde estiveram em debate as escolhas regionais, consubstanciadas na Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), nos projetos em curso, no posicionamento do Algarve na Política Comum de Pescas e na valorização dos recursos do Mar.

O Dia da Europa fechou no Centro Cultural de Lagos, onde teve lugar um concerto aberto à população pela Academia de Música de Lagos, com a Orquestra de Sopros do Algarve.

Leia também:

Central fotovoltaica para o concelho de Lagoa

(Visited 75 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE