Estudantes aprendem a falar em público

pub

A Associação Prime Skills está a desenvolver, com o apoio da Câmara local, nos estabelecimentos de ensino de Lagoa, dois projectos de formação dos jovens estudantes.

Um deles é o Projecto “Speak Out Challenge”, que começou por ser implementado em escolas inglesas, com o objectivo de ajudar os jovens a desenvolverem competências para falar em público. Sendo muito importante a capacidade de comunicar correctamente, de um modo geral, os jovens (e até muitos adultos) apresentam grandes dificuldades nesse aspecto. No âmbito deste projecto é dada formação aos jovens, dos 14 aos 16 anos, após a qual é realizado um concurso.

A grande final do “Speak Out Challenge” teve lugar em Albufeira no dia 5 de Maio, com a participação de escolas dos Concelhos de Lagoa, Silves, Loulé e Albufeira. Foram seleccionados 16 jovens, 4 dos quais de Lagoa: Iara Cristelo do Agrupamento ESPAMOL e Melissa Caetano, Joana Rita Oliveira e André Tomás Ribeiro, do Agrupamento Rio Arade. André Ribeiro, com o seu discurso “Não sou capaz”, ficou em 2º lugar e Melissa Caetano, com o tema “A verdade”, foi a 3ª classificada, tendo o 1º lugar sido atribuído a Nicole Ribeiro, da E.B. 2,3 de Ferreiras (Albufeira) com “Amor, sucesso, paixão e fama”.

O outro projecto desenvolvido pela Associação Prime Skills chama-se “Construir o teu Futuro” e proporciona uma reflexão sobre o exercício de uma profissão, num processo em que o auto-conhecimento é o ponto de partida e as perspectivas de futuro são construídas numa lógica fundamentada nas preferências dos alunos mas com uma perfeita noção das dificuldades a superar.

Está em desenvolvimento em todas as turmas de 9º ano do Concelho por forma a facilitar aos alunos escolhas conscientes no seu percurso académico e profissional aquando da mudança para o ensino secundário. “Construir o teu Futuro” foi elaborado como complemento do Projecto “Entrada no Mundo do Trabalho – Currículo e Entrevista”, destinado aos alunos dos 11º e 12º anos.

A Associação Prime Skills – criada em maio de 2015 para continuar o trabalho realizado pela Fundação Jack Petchey nos últimos anos, na área da formação, no Algarve – tem como objectivo ajudar a desenvolver o potencial dos jovens para enfrentar algumas dificuldades, pela promoção das competências, desenvolvimento pessoal, vocacional e empreendedor, através da implementação de projectos e iniciativas que os motivem no presente e os preparem para o futuro no que se refere às suas aptidões para o sucesso académico, social e laboral, tomando partido das oportunidades que lhes surjam e desempenhando as suas funções na sociedade.

Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (15 de Maio)

Ofertas de emprego para a região algarvia

Mais de 100 empregos por ocupar no Continente

(Visited 144 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.