Incêndio na zona de Marmelete
21H28 – O incêndio de Monchique entrou na fase de resolução e, em princípio, deve ficar complemente extinto ao longo da noite.
O maior problema registado foi as chamas terem consumido a viatura de combate a incêndios mais nova dos Bombeiros Voluntários de Portimão. O presidente da associação, Álvaro Bila, mostra-se aliviado por não ter havido problemas humanos a registar, mas lamenta este rombo na frota automóvel da corporação que “agora fica com apenas duas viaturas do género, o que nos vai limitar um pouco a actuação em eventuais incêndios que ocorram no Verão”. Em termos financeiros, trata-se de um prejuízo de cerca de 160 mil euros, que é o custo de uma viatura destas nova.
18H44 – O fogo de Marmelete não dá tréguas aos bombeiros, que reforçam cada vez mais os seus meios para lhe dar combate. Nesta altura, já ultrapassa largamente a centena o número de ‘soldados da paz’ a atacar as chamas no concelho de Monchique. De acordo com a Protecção Civil são, actualmente, 130, apoiados por 46 viaturas e dois helicópteros.
Entretanto, o incêndio da Guia já foi dominando, permanecendo no local apenas 5 bombeiros para apagar, de imediato, qualquer reacendimento que surja.
17H53 – Os Bombeiros aumentam o dispositivo de combate ao incêndio de Monchique, que é, agora, de 78 operacionais, apoiados por 27 viaturas e dois helicópteros. Entretanto, deflagrou um outro incêndio, este na Guia, que é combatido por 17 bombeiros, mas que se encontra já em fase de conclusão.
16H30 – Mais de seis dezenas de bombeiros encontram-se a combater um incêndio que deflagrou no concelho de Monchique.
De acordo com o site da Protecção civil, as chamas consumem uma zona de mato, situada perto da Portela do Vale, na freguesia de Marmelete.
O alerta chegou às autoridades pelas 15H37, tendo, de imediato, sido enviado um contingente de operacionais e meios que tem vindo a ser reforçado, ao longo deste período de tempo.
Nesta altura, há 66 bombeiros a combater as chamas, apoiados por 20 viaturas terrestres e dois meios aéreos.
Leia também:
Os espectáculos que Salvador Sobral vem dar ao Algarve
Subscreva a nossa Newsletter