Está doente? Vá à praia

pub

As praias algarvias passaram a estar ‘artilhadas’, desde 3 de Julho, com 32 Postos de Saúde, onde se asseguram cuidados de saúde de enfermagem e se dá resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Estes Postos de Saúde de Praia vão funcionar até 3 de Setembro com o horário de atendimento entre as 10 e as 19 horas, sendo que sete deles ainda se manterão de portas abertas até 17 de Setembro.

Se a actividade deste Verão estiver ao nível de anos anteriores, deverão ser realizados à volta de 10 mil atendimentos.

Desde 2010, que os recursos afectos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Além do período normal de funcionamento das respetivas unidades de saúde, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai proceder ao alargamento de horário de atendimento de enfermagem e reforço da consulta aberta, destinada a utentes (residentes e não residentes) com doença aguda, nos concelhos onde se regista habitualmente maior afluência de turistas, designadamente:

ACES Central

  • Centro de Saúde de Albufeira: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de Segunda a Sexta das 08h às 20h; ao Sábado, Domingo e feriados das 9h às 16h.
  • Centro de Saúde de Loulé: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao Sábado, Domingo e feriados das 9h às 15h.
  • Centro de Saúde de Faro: atendimento médico e de enfermagem de Segunda a Sexta das 18h – 20h;Sábado, Domingo e feriados das 9 -18h.
  • Centro de Saúde de Olhão: atendimento médico e de enfermagem de Segunda a Sexta das 20h – 22h; ao Sábado, Domingo e feriados das 9h às 18h; atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao Sábado, Domingo e feriados das 9h às 13h30m.
  • Centro de Saúde de São Brás de Alportel: atendimento médico e de enfermagem ao Sábado, Domingo e feriados das 9h às 15h.

ACES Barlavento

  • Extensão de Saúde de Armação de Pera: atendimento médico e de enfermagem de Segunda a Sexta das 16h às 20h; ao Sábado, Domingo e feriados das 16h às 20h.
  • Centro de Saúde de Portimão: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de Segunda a Sexta das 9h às 19h. (inicio a partir de 13 de Julho)

ACES Sotavento

  • Extensão de Saúde de Altura: atendimento médico e de enfermagem de Segunda a Sexta das 16 às 20 horas.
  • Centro de Saúde de Tavira: atendimento médico e de enfermagem de Segunda a Sexta das 15 às 20 horas; Aos sábados, domingos e feriados, das 9.00h às 18.00h.
  • Centro de Saúde de Vila Real de Santo António: atendimento de enfermagem de Segunda a Sexta das 15 às 20 horas.

No âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de 4 Serviços de Urgência Básica (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, e um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (pólo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (pólo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

 Leia também:

PSP de radar em punho (Julho)

Vai ser preciso tirar férias para ir de Sagres a Faro pela EN 125

Olhão inaugurou parque canino

(Visited 191 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.