“Mercado Fora d’Horas” em Silves

O Mercado Municipal de Silves recebe, no próximo dia 9 de Agosto, mais a última sessão do projecto “Mercado Fora d’Horas”. Desta feita, o tema central da actividade será a cultura visual.

Os participantes serão desafiados a olhar para a cultura através da comida e a deliciarem-se com belas iguarias, procurando-se estimular um diálogo entre as nossas tradições alimentares e a contemporaneidade, tendo como ideia central “os olhos comem”. Questões como num mundo visual que lugar terá a comida tradicional, ou será a aparência tudo na comida, ou o gosto é influenciado pelo aspceto, serão abordadas ao longo deste serão.

O programa do evento é o seguinte:

17h30 – 18h45 – Apresentação pública do projecto “A arte do latoeiro – dar vida à tradição, Projecto Tasa”, visualização do documentário e coffee break – Salão da Junta de freguesia de Silves; 18h30 – 23h30 – Mercado Noturno – Interior e em redor do Mercado.

19h00 – Abertura, com visita guiada ao mercado e à exposição do latoeiro “A arte do latoeiro – dar vida à tradição, Projeto Tasa”; 19h00 – 20h00 – DJ Gijoe.

19h00 – 24h00 – Exposições: Desenhos de Cláudia Coelho, no Interior do Mercado, Decoração no interior do mercado Interior e em redor do Mercado; Exposição dos novos produtos e oficina aberta (19:00) – A arte do latoeiro – dar vida à tradição – Peixaria 2.

19h30 – Encontro Urban Sketchers ao redor do Mercado

20h00 – Instameet orientado por Vitor Pina ao redor do Mercado; 19h40 – Doces para comer e para ver, A arte da Doçaria Algarvia – produtor do mercado, com Helder Neto e Maria do Carmo Neto (Doceiros do concelho de Silves), mediado por Patrícia de Jesus Palma; 19h50 – 20h50 – Workshop de origami, dinamizado por Barbara Pintar, Peixaria 1; 21h30h – 22h30 – As Cores e Texturas de uma Pintura Artesanal, dinamizado por Barroca, Produtos Culturais e Turísticos, Peixaria 1.

20h15 – 21h15 – Música – PercurTunes Interior e em redor do Mercado.

20h30 – 22h30 – A arte do latoeiro – dar vida à tradição – Workshop com a comunidade (fazer um balde miniatura) (sujeito a inscrições) – Mercado Municipal de Silves.

20h50 – 21h50 – A comida e o Olhar – Conversas sobre Cozinha Tradicional Algarvia, com a presença de Luisa Ricardo (CMT), Vásco Célio (Stills), Helena Mourinho (Hortagrande) – Frente da Peixaria 1.

21h30 – 22h30 – Música – Banda da Sociedade Filarmónica Silvense – Entrada do Mercado frente ao Rio

22h45 – Showcooking – Chef Augusto Lima – Interior do Mercado

O Mercado Municipal de Silves teve origem num projecto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade e o mercado. A proposta programática do Mercado Fora d’Horas centra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador activo de preservação cultural. Conta com diferentes actividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática.

Leia também:

As cláusulas secretas do negócio da Via do Infante

Vai ser preciso tirar férias para ir de Sagres a Faro pela EN 125

O Governo deve estar a gozar com o Algarve

(Visited 121 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.