Vila do Bispo recebe especialistas sobre tsunamis

O concelho de Vila do Bispo irá apoiar e receber o 5th International Tsunami Field Symposium 2017, uma iniciativa que se apresenta como um encontro científico, de escala internacional, que reúne cerca de 80 investigadores e académicos das áreas da Sismologia, da Sismografia, da Geologia, da Geoarqueologia, entre outras, que à escala global estudam fenómenos naturais conhecidos por “tsunamis”.

Na sua edição de 2017, o encontro terá lugar na cidade de Lisboa, na componente teórica, e em saídas de campo práticas, no dia 6 de Setembro, precisamente em dois locais do concelho de Vila do Bispo: no paul da Boca do Rio, em Budens, e no paul do Martinhal, em Sagres.

O interesse específico por estes locais prende-se com o facto de preservarem exemplares registos do tsunami gerado pelo grande terramoto de 1755, sendo o exemplo da Boca do Rio um Caso de Estudo de referência a nível global, há décadas conhecido e estudado, em particular por investigadores associados à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Naquele dia serão abertas trincheiras para visualização dos níveis de depósito sedimentar gerados pelo tsunami de 1755, aproveitando-se a oportunidade para a recolha de amostras estratigráficas para futura integração museológica – projeto EPAC | Equipamento Público de Ação Cultural | O Celeiro da História de Vila do Bispo.

Esta iniciativa insere-se no seguimento e cumprimento de Protocolo de Colaboração firmado em Outubro de 2014 entre o município de Vila do Bispo e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Leia também:

Colisão de carro com motociclo

Apoio a embarcação à deriva

(Visited 247 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.